Sorriso perfeito é possível

Sorriso perfeito é possível

Atualizado: Sexta-feira, 7 Novembro de 2008 as 12

Qual o povo que não sabe traduzir um sorriso? Linguagem universal de aproximação e aceitação entre as  pessoas. Quando bonito, é fonte de inesgotável de auto-estima e confiança. Caso contrário, um ponto a menos no jogo das aparências e sedução. Como negar que a imagem pessoal exerce influência determinante nas relações pessoais e profissionais?

Nesse sentido, buscando sempre otimizar as necessidades e o tempo de cada um, novidades vêm sempre sendo lançadas e métodos aperfeiçoados, para que num menor espaço de tempo e custo, o paciente obtenha o melhor resultado.

No quesito dentes brancos, o clareamento a laser tem sido bastante requisitado, já que o tratamento é mais rápido, que aquele com moldeiras. Apenas em uma única sessão, o resultado já pode ser notado. Essa técnica utiliza um aparelho que, ao emitir diferentes quantidades de luz, clareia toda a arcada dentária imediatamente. E é possível pedir, no momento, que os dentes fiquem ainda mais claros. A única recomendação após o tratamento, para não comprometer a finalização, é não ingerir alimentos com pigmentos como café, chá e vinho tinto, claro.

Vale lembrar, no entanto, que o procedimento com a moldeira é mais duradouro e eficiente que o laser. O inconveniente é a repetição: duas vezes ao dia, entre sete e dez dias seguidos. Exigindo disciplina e disponibilidade de tempo do paciente.

Já Carlos Pazin, dentista no Rio de Janeiro, opta pelo clareamento misto: "começo o tratamento pelo laser, utilizando o peróxido de hidrogênio a 35% (uma sessão de mais ou menos 1 hora) e no dia seguinte o paciente inicia a usar uma moldeira com peróxido de carbamida a 15% entre 5 a 7 dias, por 4 ou 6 horas. Assim, tenho conseguido melhores resultados, com a combinação dos dois métodos.",explica. E ainda "o resultado é mais significativo nos pacientes que apresentam um amarelamento nos dentes por pigmentação", acrescenta.

Indicada para aqueles que tem dentes muito alvos fruto do clareamento, a Vênus  foi lançada no último congresso de odontologia. Trata-se de uma nova resina com 27 opções de cores e três graus de opacidade. Os detalhes são a alma do sucesso.

Entre os aparelhos ortodônticos, a vedete atual é o sistema Invisalign. Além de discreto, a utilização é fácil e confortável. O dentista envia o prontuário do paciente e o molde da boca para a empresa Align Technology, nos Estados Unidos, onde as informações são processadas por um computador com tecnologia 3D, capaz de prever a movimentação dos dentes até o fim do tratamento. Depois, o paciente recebe uma caixa com vários alinhadores de acrílico e seu uso é definido pelo programa. Normalmente devem ser trocados a cada quinze dias de uso. Ideal para adultos que querem evitar a clássica estradinha de ferro na boca, que hoje pode ser transparente, felizmente! Mas, atenção, é ideal para corrigir pequenas falhas. Milagre ainda não existe nesse domínio.

Segundo, Maurício Casa, ortodontista em São Paulo, o sistema Invisalign é indicado para pacientes que tenham dentição adulta (a partir de 15 anos de idade), mas, somente, após um exame clínico, feito por um ortodontista, é possível definir qual o aparelho indicado. Ele ainda pondera que "o Invisalign é estético, por ser quase invisível; é confortável, por não ter metais ou fios colados nos dentes, que possam machucar a bochecha, não interferindo na fala, porém, não serve para todos os casos de maloclusão e seu custo ainda é maior do que o tratamento convencional". Todos esses fatores devem ser também considerados na escolha do tratamento.

Dicas para preservar o sorriso:

Uma dieta equilibrada, rica em proteínas, fibras e nutrientes, não só garante boa resistência a todas as doenças, mas contribui, principalmente, para a saúde dos dentes. Alimentos como maçã, cenoura, laranja, pêssego e pêra funcionam como poderosos detergentes. Mesmo assim, nada substitui o fio dental e a escovação correta após as refeições.

Escove os dentes sempre após as refeições. Dedique pelo menos cinco minutos. Faça movimentos delicados para não agredir a gengiva.

Escolha cremes dentais específicos para seus problemas – gengivas sensíveis, antitártaro e afins.

Se quer clarear, use cremes dentais com bicarbonato de sódio.

Prefira as escovas macias, com cerdas arredondadas e com cabeça pequena para facilitar a movimentação dentro da boca.

veja também