SPFW – Tendências outono/inverno 2012

As tendências outono/inverno 2012

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:16

Depois de ficar por dentro das novidades que se destacaram na passarela carioca na semana de moda do Fashion Rio, agora chegou a vez de descobrir quais foram as principais tendências outono/inverno 2012 dos desfiles que fizeram sucesso no SPFW.

Rendas

O romantismo das rendas continua em alta, mas o tecido ganha tonalidades em tons terrosos, tendência para o inverno 2012. Os desfiles apresentaram rendas em marrom, camelo, bege e dourado, tonalidade que ganhou maior destaque. O tecido apareceu em vestidos, saias, em sobreposições e combinações com outros materiais ou apenas nos detalhes, sempre deixando a peça mais delicada e com um toque romântico.

Conjunto

Quem nunca usou conjuntinhos combinando a peça de cima com a de baixo? Se você adorava a moda tempos atrás, pode comemorar, pois ela está de volta.

Seja conjunto de calça ou saia, tecidos mais elaborados ou os mais fluídos no estilo pijama, a moda das peças iguais tem tudo para dar certo neste inverno.

Os modelos vão desde os mais discretos, com estampas da estação ou até os com efeito metálico. Para o look ficar ainda mais bonito, complemente com casacos, jaquetas, coletes de pelúcia e acessórios como colares compridos.

Alfaiataria

As peças de alfaiataria recebem recortes mais modernos, confortáveis e com um toque mais esportivo nas peças, tirando um pouco aquela aparência mais séria do visual. Elas também podem receber aplicações de flores, bordados e uma transparência discreta em pontos estratégicos.

Cintura baixa

Depois da febre da cintura alta, as peças do inverno 2012 aparecem com um recorte em que a barriga não fica mais marcada. A cintura baixa dá impressão de silhueta mais alongada e se destaca em peças como vestidos, conjuntinhos e saias.

Calça pijama

Para trazer conforto, mas sem perder o estilo, a calça pijama é a aposta certa. Seu estilo pede tecidos mais soltinhos, que são ótimos para usar naqueles dias em que você prefere um look mais casual. Os modelos podem ser tanto estampados como lisos com cores neutras ou mais vibrantes. Mas para que ninguém desconfie que você está saindo de pijama na rua, combine a calça estilo pijama com blusas mais sofisticadas.

Estampas

Para este inverno, os desfiles de moda mostraram estampas com referências étnicas, tribais e orientais. Os desenhos ganham uma mistura de cores intensas com suaves e podem receber brilho nos detalhes para dar um toque a mais na produção.

Veludo

Assim como na temporada de moda carioca, o veludo também esteve presente nos desfiles do SPFW outono/inverno 2012 e promete ser o tecido da estação. O veludo em cores mais intensas se destacou em diversas peças para produções mais sofisticadas, principalmente para looks noturnos. O brilho do tecido fica por conta do efeito molhado no veludo, que dá uma aparência mais sexy para a produção.

Couro

Com cores mais vibrantes ou neutras, o couro pode compor tanto um look total ou aparecer apenas nos detalhes. Além de esquentar bastante nos dias de inverno, o tecido deixa o look ainda mais moderno. Misturar os tecidos como o veludo e o couro é uma ótima ideia para dar um charme a mais para a produção.

Brilho

O brilho também apareceu em muitos desfiles da temporada: em paetês para completar produções mais chamativas para a noite, com um toque mais discreto para o dia-a-dia, nos detalhes das roupas mais elaboradas como vestidos, saias, camisas, casacos e até em looks mais rústico com detalhes esportivos, combinados com paletó ou casaco.

Para quem gosta daquele efeito mais chamativo, o metalizado também ganha o seu espaço junto ao brilho. As cores que mais se destacaram nos desfiles foram o prata, dourado e cobre. Mas também surgiram peças metalizadas mais contrastantes como o azul, que se destacou em jaquetas e deu um toque divertido para a moda inverno 2012.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições