Suar ou não suar...

Suar ou não suar...

Atualizado: Segunda-feira, 13 Junho de 2011 as 9:50

Algumas pessoas apresentam transpiração intensa, problema que gera desconforto frequente, causa timidez, dificuldades de relacionamento e até mesmo fobia social.

A maior parte da população apresenta sudorese moderada, o que não compromete o bem-estar. É normal transpirar com maior intensidade nos dias mais quentes e durante a prática desportiva, afinal, nosso organismo precisa manter o corpo entre 36°C e 37°C.

Mas há casos em que a sudorese atrapalha até a vida profissional. O suor excessivo no ambiente de trabalho os define como indivíduos inseguros e despreparados. E esse quadro é agravado quando a pessoa percebe que está transpirando muito, a ansiedade aumenta e o suor se intensifica.

Quando o problema da sudorese atrapalha a vida social e profissional é necessário buscar ajuda médica. O dermatologista é o médico mais preparado para esse tratamento. A primeira providência a tomar é a realização de exames de sangue para descartar disfunções hormonais como alterações da tireóide, cortisol, infecções ou doenças internas. Se todas estas possibilidades estiverem afastadas, chamamos a transpiração desenfreada de hiperidrose essencial ou primária.   A hiperidrose é detectada na região axilar, mãos, pés ou outras áreas do corpo. As opções de tratamento são as seguintes:

• Utilização de medicamentos via oral (ansiolíticos) que agem nos casos de ansiedade e estresse;

• Cirurgia, que faz a raspagem das glândulas de suor ou a retirada do nervo que estimula essas glândulas. Esse procedimento pode gerar o suor compensatório em 30 a 40% dos pacientes. Isso significa que a sudorese deixa de existir naquela região e começa a se manifestar em outras áreas do corpo;

• Aplicação da toxina botulínica, intervenção que é muito eficaz e sem riscos de suor compensatório. O procedimento é simples, sem necessidade de internação. É realizado no consultório com uso de pomada anestésica. A aplicação dura de 6 a 8 meses e pode ser feita novamente;

• Fórmulas tópicas que contenham cloridróxido de alumínio em altas concentrações.

Depois de exterminar o fantasma da sudorese, a vida profissional abre novos caminhos e o verão se torna sinônimo de descontração e alegria.    

veja também