Subindo nos tamancos

Subindo nos tamancos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Se há algum tempo atrás alguém dissesse que você iria querer um par de tamancos provavelmente sua resposta não seria positiva, certo? Pois os clogs estão de volta e com força total. A Chanel desfilou uma coleção inteira com eles nos pés em outubro do ano passado. A Louis Vuitton apostou nos clogs em sua coleção Primavera/Verão 2010. Antenadíssimas, as it girls já estão usando por aí. Famosas? Carolina Dieckmann passeou pelo Leblon com um par. Fernanda Lima, Rachel Bilson, Ashlee Simpson e Sarah Jessica Parker também calçaram os seus.

Os tradicionais tamancos holandeses foram febre durante os anos 1970 e 1980, tanto para mulheres quanto para homens. Mas a origem dos sapatos, claro, é muito anterior. Os tamancos de madeira eram utilizados por camponeses, principalmente nos Países Baixos e na França entre os séculos XVIII e XIX.

Totalmente confeccionados em madeira, eles passaram a ser considerados desconfortáveis pelos trabalhadores rurais. Para resolver o problema, a parte superior passou a ser feita em couro. Em tempos em que comprar sapatos era um luxo para poucos, os clogs protegiam os pés dos trabalhadores rurais na lavoura. No verão, os com calcanhar abertos eram usados e no inverno dava-se preferência aos pares fechados.

No Brasil

Por aqui, já há alguns modelos de clogs. Na Shultz, a variação de cores e modelos é maior, mas os saltos ficam nas alturas. A coleção de verão da Arezzo traz os tamancos em várias cores e materiais, até jeans! Na estação mais quente do ano, eles prometem dar o tom nas produções.

Mas atenção! Para não ficar caricata, vale seguir algumas dicas na hora de usar clogs. Pense sempre em looks com ar moderninho. Como são sapatos mais pesados, tente balancear com peças mais leves. Calças skinny, saias e vestidinhos são boas opções.

Por: Ana Beatriz Mauro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições