Suplemento de betacaroteno protege a pele e favorece o bronzeado

Suplemento de betacaroteno protege a pele e favorece o bronzeado

Atualizado: Segunda-feira, 31 Outubro de 2011 as 1:18

O verão está aí. Para quem tem planos de entrar em 2012 com uma cor a mais é hora de começar a preparar a pele para a exposição ao sol. Obviamente, os protetores solares são os grandes aliados de quem vai se aventurar na praia ou na piscina, mas não são suficientes. O arsenal de proteção inclui o consumo de betacaroteno, nutriente disponível em alimentos como cenoura, beterraba, abóbora, batata-doce, mamão papaia, manga, brócolis e espinafre.

Altamente recomendado pelos dermatologistas, o betacaroteno também está disponível em cápsulas e tem a função de formar vitamina A no organismo, reforçar o bronzeado e proteger a pele dos danos provocados pelos raios ultravioleta, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo câncer de pele.

De acordo com a nutricionista do Herbarium, Stefania Valente da Silva, “o betacaroteno é recomendado para aumentar a proteção da pele diante dos raios solares, evitando a vermelhidão. Além disso, o nutriente tem o poder de prolongar a cor por mais tempo por ativar a melanina, pigmento que dá cor à pele e favorece o bronzeado”.

Por não apresentar contraindicação, o suplemento de betacaroteno é utilizado principalmente pelos indivíduos que não conseguem obter a quantidade necessária do nutriente nas refeições e querem garantir a pele morena por mais tempo. Para obter a quantidade ideal do nutriente é necessário comer três cenouras diariamente por 30 dias. Na suplementação, o ideal é consumir uma cápsula ao dia durante todo o mês anterior à exposição ao sol.

Não há restrições para o uso contínuo do produto, mas é recomendável consultar um especialista antes de fazer uso de qualquer suplemento.

veja também