Técnicas visuais para transparecer mais maturidade

Técnicas visuais para transparecer mais maturidade

Atualizado: Quinta-feira, 26 Maio de 2011 as 8:33

  Na consultoria de imagem muitas vezes trabalho com pessoas em início de carreira ou em troca de cargo, que precisam mudar o visual para se adequar às diferentes exigências e posições.

Para algumas delas, precisamos construir uma   aparência mais madura , para demonstrar maior seriedade e experiência, pois quando se está entrando no mercado de trabalho ou exercendo uma nova função é comum experimentar uma certa insegurança, ou até medo de não ser capaz ou de não dar conta.

Sendo assim, existem alguns   truques de moda para parecer mais velha   e que podemos utilizar para transparecer mais experiência no visual, tornando a imagem profissional mais séria e madura.

As cores, conforme falamos no   artigo anterior , possuem uma influência visual irrefutável, e assim como as cores claras e intensas demonstram mais alegria e jovialidade, os tons mais profundos e escuros trazem um certo peso para a imagem de uma pessoa, fazendo-a parecer mais séria e até mais velha do que realmente é.

O mesmo vale para as peças lisas. Adote no máximo as texturas clássicas, como pied-de-poule ou o chevron (espinha de peixe).1. Cores mais escuras e profundas

2. Modelagens mais retas & tecidos estruturados Até hoje, ombreiras (hoje temos a moderninha manga pagode) e modelagens arquitetônicas ou minimalistas têm este poder nos   looks para parecer mais velha , assim como os tecidos mais estruturados (lãs, linho, tweed), que criam linhas mais retas nos biotipos ondulados da mulher.

3. Minimalismo de detalhes Quanto menos detalhes o look possuir, mais minimalista e sério ele será. Assim, poucos acessórios ou aqueles muito discretos são bem-vindos quando se quer uma   imagem mais madura   (alô bolinha de pérola, relógio discreto e bolsa clássica, preferencialmente estruturada e sem frufrus!).

Lenços de seda são recomendados, mas de pouca estampa ou cores escuras. Colares de uma volta só e curtos são os mais usados e o cabelo, sempre muito bem cuidado, deve estar preso ou muito bem domado.

4. Clássicos aliados As peças clássicas sempre serão aliadas na hora de “acalmar” o visual e demonstrar experiência e elegância.

Aposte em terninhos atemporais (de 2 ou 3 botões ou até abotoamento duplo), camisas de golas angulares, punhos de abotoadura, calças e saias retas de comprimento impecável (saia no joelho e calça à 2 dedos do chão, com o sapato!), barras italianas e sobretudos.

Os óculos de grau e de sol devem ser minimalistas (pense em aros discretos e estilo Jackie O.), assim como os relógios, preferencialmente de pulseira de couro ou de metal discreto e fino.

O scarpin de bico fino tem o seu glamour, sempre imaculado e impecavelmente engraxado. E não vamos nos esquecer do famoso colar de pérolas, imortalizado por Coco Chanel, assim como qualquer coordenação em preto & branco.

Porém, claro, a aparência não é tudo, não é mesmo? Como diz o famoso provérbio, “sacola vazia não para em pé”, ou seja, somados à uma boa imagem é preciso haver bastante comprometimento, discrição e profissionalismo.

Assim, a imagem será mais uma ferramenta à seu favor, tornando-a uma pessoa capaz de demonstrar suas qualidades e se portar de forma adequada no ambiente de trabalho.Não foi à toa que as mulheres adotaram ternos com ombreiras de peso e modelagens mais masculinas nos anos 80. O sexo feminino estava querendo se equiparar aos homens no mercado de trabalho e, para isso, resolveu tornar a imagem da mulher mais masculina, demonstrando mais força e experiência.

veja também