Tempo frio muda os cuidados com a pele

Tempo frio muda os cuidados com a pele

Atualizado: Segunda-feira, 9 Junho de 2008 as 12

Tempo frio muda os cuidados com a pele

O inverno se aproxima e traz mudanças no jeito de cuidar da pele. Enquanto no verão o foco é proteger do sol e do ressecamento causado pelo cloro e água do mar, no inverno é preciso evitar a sensibilidade agravada pelo tempo frio, banho quente, baixa umidade do ar e poluição. Segundo a dermatologista Adriana Vilarinho, a mudança começa no outono quando a pele dá os primeiros sinais de desidratação e ressecamento. O ideal é utilizar produtos hidratantes bastante emolientes, com ativos como uréia, que lubrificam e protegem a pele.

Outro alerta: o banho muito quente pode ser gostoso, mas ajuda a ressecar a pele. Para isso, o ideal é usar sabonete hidratante com glicerina e pH neutro. E nada de esponjas abrasivas.

Ainda segundo a dermatologista Adriana Vilarinho, uma boa opção para a estação é o uso de produtos caseiros, como aqueles velhos conselhos das nossas avós, que sabiamente indicavam a vaselina como um ótimo hidratante. Aqui vai uma boa receita: faça um suco de uvas frescas e cozidas, acrescente duas colheres de óleo de semente de uva e uma colher de farinha de trigo. Passe a mistura no rosto limpo e retire após 30 minutos com água morna. O resultado é uma pele hidratada!

Já em consultórios as hidratações são mais profundas, especialmente as feitas com manta térmica que ajuda na penetração dos cremes.

O lado bom é que fica mais fácil e recomendado usar tratamentos abrasivos, que devem ser evitados no verão. É o caso de peelings feitos com ácido que eliminam manchas adquiridas pela exposição excessiva ao sol.

veja também