Tempo seco também afeta os pés e as mãos

Tempo seco também afeta os pés e as mãos

Atualizado: Quarta-feira, 20 Julho de 2011 as 9:36

Com a baixa umidade do ar ,característica do inverno do Brasil, é necessário um cuidado com a hidratação. No caso dos pés e das mãos a atenção deve ser ainda maior. "Essas partes do corpo possuem uma camada espessa de queratina e, por isso, têm mais facilidade de ressecamento e descamação", alerta o dermatologista Gilvan Alves.  

No caso dos pés o problema mais usual é o aparecimento de rachaduras no calcanhar ou Fissura Calcâneo (lesões estreitas da pele), muitas vezes ocasionado pela falta de hidratação. Já as mãos, principal indicador da idade, desidratam por causa das repetidas lavagens feitas diariamente e da exposição ao vento típico da temporada.  

Mas a questão não é só estética. Dr. Gilvan lembra que o aumento de fissuras nos pés e nas mãos pode facilitar a penetração de bactérias e fungos, abrindo espaço para as micoses e infecções. "A primeira providência para prevenir ressecamento e desconforto é a ingestão de água em abundância, mínimo de 2 litros por dia. Quanto á pele, maior órgão do corpo humano, é indicado o uso de hidratantes", conclui.

Confira algumas dicas para manter mãos e pés bem hidratados:

Lave as mãos com sabonete à base de glicerina; Mantenha sempre um creme hidratante na bancada da cozinha para utilizar após lavar a louça; Utilize hidratantes à base de uréia, ácido lático e lactato de amônia; Utilize filtro solar nas mãos para evitar o envelhecimento e prevenir o aparecimento de manchas. No caso dos pés, lixe-os com freqüência, retirando células mortas e a pele mais espessa.

veja também