Temporada de renovação da pele

Temporada de renovação da pele

Atualizado: Segunda-feira, 3 Maio de 2010 as 4:15

Outono e inverno são estações favoráveis aos tratamentos de pele, e o peelling, sem dúvidas, é um dos meus preferidos.

Trata-se de um método de remoção das camadas da pele por meio de uma descamação controlada. O procedimento é feito a partir de aplicações de algumas substâncias na superfície a ser tratada. A intensidade pode ser superficial, média ou profunda, tudo vai depender da indicação e queixa do paciente.

Escolha o peeling para melhorar a textura, a pigmentação, as linhas finas ou profundas, contrair poros, melhorar a acne e aumentar o "glow" (o brilho) da pele - e existem também os procedimentos corporais, que tratam estrias, ressecamento, manchas e pelos encravados.

Quanto mais "agressivo" for o peeling, mais resultados evidentes serão percebidos, pois ele removerá camadas profundas da pele. Contudo, o processo de recuperação e os riscos de complicações também aumentam proporcionalmente. Apenas um dermatologista poderá recomendar a melhor utilização do peeling, levando em conta todas as características do paciente depois de um diagnóstico criterioso.

A recuperação de um peeling superficial ocorre entre três a sete dias, período no qual a exposição solar (mesmo no outono ou inverno) fica proibida. Isso porque novas células estarão sendo expostas e o risco de causar manchas é grande.

Os peelings médios e profundos pedem o preparo da pele com ácidos antes da aplicação e, além disso, outros cuidados durante a manutenção - período que começa após a recuperação, fase que leva entre dez a trinta dias. Por isso, acredito que o peeling deve ser feito com médico treinado, que saberá aplicá-lo e dar o apoio necessário para que o procedimento seja feito com segurança.

Além dos peelings feitos com substâncias químicas, temos também os peelings mecânicos, onde há o atrito de partículas com vácuo, que removem as células e estimulam a renovação celular.

Atualmente falamos em "peelings" a laser, pois o laser ablativo também remove as camadas da pele. Com as novas tecnologias fracionadas, a recuperação se torna mais rápida, ocorrendo entre sete a dez dias. A vantagem desse método é que temos resultados mais evidentes e seguros, pois a profundidade é pré determinada e mantida uniformemente pelo aparelho.

Como você pode notar, há peelings para todas as indicações, gostos, perfis e bolsos. Procure seu dermatologista e faça bom proveito da técnica. E não esqueça de usar filtro solar (até nos dias frios e sem sol aparente). Sua pele agradece!

Por: Dr. Adriana Leite - dermatologista

veja também