Tenha pés de princesa

Tenha pés de princesa

Atualizado: Segunda-feira, 6 Abril de 2009 as 12

Unhas bem cuidadas, calcanhar sedoso... Como fazer bonito ao calçar aquelas sandálias novinhas

Termômetros em alta pedem rasteirinhas, chinelos... E, conseqüentemente, pés impecáveis e unhas bem tratadas! Se os seus andam meio descuidados, os podólogos Marcelo Ramalho e Marilena Rodrigues, do Rio de Janeiro, ensinam, passo-a-passo, todos os segredos para recuperá-los.

Faça você mesma!

Apare as unhas com cortador, deixando-as retas e com os cantinhos ligeiramente arredondados - use uma lixa para dar o formato. Passe um pouco de creme hidratante ao redor delas e mergulhe os pés numa bacia com água morna por cerca de cinco minutos. Empurre as cutículas com cuidado. Utilize um alicate para remover somente as peles que se soltaram. Passe lixa ou pedra-pomes para retirar as células mortas, principalmente nas solas dos pés. Se você tem a pele muito fina, pule essa etapa. Esfregue esfoliante para livrar-se das células mortas e deixar os pés macios. Esquente um par de meias grossas com ferro de passar roupa. Passe hidratante específico nos pés e calce-as, o calor potencializa a ação do creme! Aguarde até a meia esfriar. Hora de esmaltar as unhas. Primeiro, passe uma camada de base e espere secar. Em seguida, aplique duas demãos de esmalte. Enrole um algodão com removedor na ponta de um palito e retire os borrões. Evite males comuns

Bolhas

O que causa: O atrito constante numa região do pé - em especial onde a pele é mais sensível. Os principais responsáveis são os calçados novos ou desconfortáveis.

Como cuidar: Não estoure a bolha, deixe isso ocorrer naturalmente. Passe um anti-séptico. Depois de cicatrizar, retire a pele seca com o auxílio de um alicate.

Calos

O que causa: A calosidade na sola é gerada pelo uso de salto alto. Já os calos no calcanhar e nos dedos são provocados por modelos fechados.

Como cuidar: Só um especialista deve retirá-los. Para evitá-los, aposente o sapato causador do mal ou recorra a protetores de silicone.

Rachaduras

O que causa: Pele ressecada por falta de hidratação.

Como cuidar: Antes de dormir, besunte os pés com hidratantes próprios.

Chulé

O que causa: A combinação de suor em excesso com calçados fechados ou meias de náilon.

Como cuidar: Higiene é fundamental. Lave bem os pés, seque-os e aplique um talco anti-séptico.

veja também