Terapia fotodinâmica ajuda rejuvenescer a pele

Terapia fotodinâmica ajuda rejuvenescer a pele

Atualizado: Quinta-feira, 15 Abril de 2010 as 12

Pouco conhecida do grande público, a terapia fotodinâmica integra o programa científico do XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, que acontece entre os dias 21 e 25 de abril de 2010, no Centro de Convenções Sulamérica, na cidade do Rio de Janeiro, organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Esse tratamento pode ser usado no tratamento de células cancerosas ou pré-cancerosas e ainda no tratamento de ceratoses actínicas, acne, rosácea e até mesmo no rejuvenescimento facial.

"Hoje, além do tratamento de vários tipos de tumores da pele, onde já era utilizada, a Terapia Fotodinâmica ampliou seu potencial uso no auxílio do controle de doenças como a acne e consolidou-se também como mais uma opção no manejo do rejuvenescimento cutâneo", afirma Maurício Mendonça, médico dermatologista e Secretário da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Na entrevista abaixo, o profisisonal apresenta mais detalhes sobre a Terapia Fotodinâmica. Confira:

1. O que é a terapia fotodinâmica? Que tipo de tecnologia é empregada nesse tratamento?

A terapia fotodinâmica é um tratamento que emprega uma droga fotosensibilizante, nos caso dos procedimentos dermatológicos, o MAL (Metil Amino-levulinato) e o ALA (Ácido Amino Levulínico) e uma fonte de luz (laser, LED ou LIP) usada para ativar a substância aplicada.

2. Como ela age sobre a pele?

A droga aplicada (em creme ou com aplicação intravenosa) capta a irradiação de uma luz muito intensa e direcionada para a área a ser tratada, gerando radicais livres somente nas células "doentes", provocando sua destruição.

3. Para quais casos ela é indicada? Existe limite de idade?

A Terapia Fotodinâmica pode ser aplicada para destruir células cancerosas ou pré-cancerosas de tumores de pele que não o melanoma. Pode ser também empregada no tratamento de ceratoses actínicas, acne, rosácea.

4. Quem tem "pintas" hereditárias pode realizar este tratamento? Por quê?

A Terapia Fotodinâmica não é indicada para o tratamento de pintas, pois estas são as lesões de pele que têm alguma chance de se tornarem melanomas, e a terapia fotodinâmica não pode ser usada em melanomas.

5. Será apresentada alguma novidade nesta área durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica?

Serão apresentadas novas técnicas para manejo da dor durante o tratamento, pois a aplicação da luz pode ser dolorosa e pouco tolerável para alguns pacientes. Com as novas técnicas de resfriamento da região tratada, esta terapia fica muito mais tolerável mesmo para as pessoas sensíveis.

6. Como a terapia fotodinâmica contribui ou atua no rejuvenescimento facial?

Os trabalhos neste assunto mostram que na pele com grande dano solar e muitas áreas espessas, a terapia fotodinâmica é capaz de melhorar o aspecto danificado pelo envelhecimento solar.

veja também