Tire suas dúvidas sobre a celulite

Tire suas dúvidas sobre a celulite

Atualizado: Terça-feira, 23 Agosto de 2011 as 11:43

  Médica esclarece dúvidas sobre celulite e explica por que o inverno é a melhor época para tratar o problema   O refrigerante realmente causa celulite? Os homens também podem sofrer com este problema? É possível se livrar totalmente do aspecto de casca de laranja? Estas e outras dúvidas são respondidas pela dermatologista Denise Steiner. A médica – uma das mais conceituadas do Brasil – preparou um dossiê completo sobre o problema que tanto incomoda as mulheres. Antes, porém, ela faz questão de ressaltar que a melhor época do ano para tratar a celulite é o inverno. Isso porque os tratamentos realizados em consultório – como a mesoterapia, por exemplo – podem deixar hematomas na pele. “É melhor que eles sejam feitos quando não há a possibilidade da pessoa tomar sol. Assim não há risco de prejudicar o andamento do tratamento e a recuperação é mais rápida”, explica.

O que causa o aparecimento da celulite? Fatores hereditários interferem?

A celulite é causada por vários fatores concomitantes. A questão hereditária da predisposição também é relevante. Quando as mães têm muita celulite, as filhas terão logicamente maior tendência. A questão genética ou hereditária também está relacionada ao tipo de corpo, os corpos mais arredondados, mais curvilíneos, mais femininos são aqueles que têm mais chance de ter celulite. Além dos fatores hereditários, existe e tendência relacionada ao hormônio feminino que predispõe uma retenção de líquido.

O que pode ser feito para evitar o aparecimento da celulite? Desde que idade devemos nos preocupar com a prevenção?

Devemos nos preocupar com a prevenção a partir principalmente da puberdade, porque até esta fase são poucos estímulos que irão favorecer a celulite. Logicamente aquelas pessoas com maior tendência familiar deverão ter maiores cuidados, principalmente relacionados a manter o peso, a ter uma dieta equilibrada, a beber muito líquido. Já a ingestão de sal deve ser pequena justamente para não reter maior ainda quantidade de líquido, devem ser ajustados e avaliados os fatores hormonais, qualquer disfunção hormonal deve ser tratada e, além disso, a pessoa deve fazer exercícios físicos regulares e moderados de acordo com as suas possibilidades. A palavra chave na prevenção da celulite é equilíbrio.

Homens também sofrem com o problema?

Os homens têm muito menos tendência a apresentar celulite, principalmente devido à menor quantidade de hormônios femininos que eles possuem e que então não favorecem tanto as características de retenção de líquido e dificuldade de metabolização das células gordurosas. 

O que fazer para diminuir a celulite quando ela já existe?

É bom lembrar sempre que é mais importante haver prevenção, evitar a celulite do que tratá-la. Uma vez instalada, ela é de difícil tratamento. Logicamente este tratamento e também o resultado vai depender essencialmente do grau. 

Quais os melhores tratamentos? Ela pode desaparecer totalmente? A idade da pessoa interfere na dificuldade em se livrar da celulite?

Existem vários tratamentos, mas dificilmente a celulite some totalmente. A idade sempre interfere, assim como o grau e o tempo que a celulite já durou. Graus mais iniciais e tempos mais curtos em pessoas mais jovens têm melhor resposta ao tratamento. Graus mais avançados com nódulos, depressões, grande extensão em pessoas mais velhas que apresentarem essa celulite há muito tempo vão ter mais dificuldade em ter resultados mais satisfatórios. O tratamento sempre vai depender do grau, da idade, do tipo de manifestação da celulite. Cada caso  é analisado individualmente e cada caso terá seu tratamento. Para tratar a celulite podem ser utilizados a mesoterapia, a eletrolipoforese, a hidrolipoclasia, além de massagem manual ou com aparelho que é chamada drenagem linfática. Também não é possível se falar em melhores tratamentos, todos são igualmente bons, depende da indicação. Em geral na celulite não se utiliza só um tratamento a não ser em casos muito iniciais, mas a grande maioria necessita de associações.

Qual o melhor exercício para evitar e para amenizar seu aparecimento?

Não existe o melhor exercício, sendo que podem ser feitos exercícios localizados, se houver uma importância maior de uma área concentrada, ou também exercícios genéricos como natação, hidroginástica, caminhar. 

O que deve ser feito diariamente?

Diariamente deve-se ter uma alimentação equilibrada, tomar muito líquido sem açúcar, diminuir o sal, se for possível algum tipo de massagem ajuda. Mas a massagem específica para o tratamento de celulite é a drenagem linfática, que deve ser feita por profissionais especializados. Também devem ser feitos diariamente exercícios físicos adequados e moderados, de preferência com a orientação de um especialista na área.

É verdade que refrigerante causa celulite?

Não. A celulite não é um acontecimento de única causa, existem vários fatores, mas certamente não é o refrigerante. Isso é um mito, mas na realidade a pessoa deve diminuir a ingestão do mesmo por não ser nutritivo e por ajudar a engordar.

Em que idade pode começar a aparecer?

A celulite geralmente pode começar a aparecer logo após a puberdade.

Qual a alimentação adequada para quem tem o problema?

É uma alimentação equilibrada à base de frutas, verduras, muito líquido, pouco sal, pouca gordura, pouca fritura, enfim, que tenha todas as vitaminas, os oligoelementos e que não engorde.

Qual a porcentagem da população que apresenta este problema? Que mulheres têm maior tendência a celulite (brancas, negras, orientais ou de um país em especial)?

O percentual do problema na população é alto, principalmente nas mulheres e chega a atingir um patamar de 90%. Em geral, a mulher brasileira, que é mais arredondada, curvilínea, com coxas mais grossas e mais nádega, têm uma tendência maior a ter celulite, a reter líquido. Os negros têm menos tendência em determinadas épocas, mas a mulher negra tem uma tendência a engordar mais em fases mais tardias e talvez daí sim apresentar celulite. As orientais têm menos tendência do que as brancas.

É um problema apenas estético ou de saúde?

É um problema duplo. Estético obviamente porque a aparência da celulite é muito ruim e também de saúde pois há uma piora substâncias na troca, na irrigação desse tecido.

Os cremes anticelulite e redutores funcionam?

Os cremes anticelulite e redutores podem eventualmente dar uma pequena ajuda no tratamento da celulite, depende do creme, de seu princípios ativos e depende também do grau de celulite. Casos mais iniciais podem se beneficiar mais. Esses produtos devem ser avaliados de preferência por um especialista para se saber se eles têm liporedutores, substâncias que realmente vão agir em algum ponto da celulite, mas há sempre o problema da absorção, da penetração que acaba dificultando o resultado final. Não há a priori uma contra indicação. A periodicidade normalmente é de uma a duas vezes por dia.

veja também