Tire suas dúvidas sobre xampu

Tire suas dúvidas sobre xampu

Atualizado: Quarta-feira, 13 Janeiro de 2010 as 12

A dermatologista Bianca Maldaun, do centro de treinamento Sewha Academy Marisa Russo, e os cabeleireiros Pedro Paulo Marques e Marcos Coraza tiram suas dúvidas sobre xampus

Todos eles têm o mesmo efeito ou devo comprar um especial para meu cabelo?

Produtos próprios para o seu tipo apresentam, sim, resultados melhores. Isso porque eles contam com substâncias específicas para seus fios e, portanto, não os danificam.

Posso misturar dois tipos de xampu na mão - um antiqueda e um alisante - e, depois, passar nos fios?

Não. Os componentes de um produto podem anular os do outro. A solução é usar os dois em dias alternados.

Devo seguir o modo de uso da embalagem, que indica passar o produto duas vezes em cada banho?

Depende. Se você lava o cabelo diariamente, não precisa repetir a dose. Uma aplicação é suficiente. Caso contrário, vale passar novamente, esfregando o couro cabeludo.

É preciso trocar de marca de tempos em tempos?

Sim. Seu fio muda com o tempo: há momentos em que ele fica mais oleoso, seco... Portanto, substitua o xampu sempre que sentir necessidade.

A espuma é importante?

Não. Ela não indica a capacidade de limpeza, por isso, jamais exagere na quantidade em prol de espumar mais - use, no máximo, o tamanho de uma moeda de 1 real.

Faz mal usar um xampu de uma empresa e condicionador de outra?

De jeito nenhum! Você não precisa nem mesmo usar os dois produtos direcionados para o mesmo tipo de cabelo: vale usar xampu para fios oleosos e condicionador para dar volume, de marcas iguais ou diferentes.

Por Lígia Menezes

veja também