Todas as mulheres querem ser magras, afirma estilista

Todas as mulheres querem ser magras, afirma estilista

Atualizado: Quarta-feira, 19 Maio de 2010 as 10:40

Para o estilista Alber Elbaz [foto], que cria as roupas da grife francesa Lanvin, não é culpa do mundo da moda o fato de haver no mercado muitas modelos com problemas relacionados à magreza excessiva. Em entrevista à revista americana In Style, isso é um reflexo de uma espécie de vontade coletiva das mulheres do mundo todo de serem magras.

- Os estilistas não podem ser culpados por existirem algumas modelos anoréxicas. Quando eu falo com mulheres de todos os lugares do mundo, ricas ou pobres, jovens ou mais velhas, intelectuais ou não, e o que elas querem é ser magras. É o que elas querem, então é algo que acontece no mundo todo.

Ele conta que seu gosto pessoal é diferente disso, diz que não se considera "exatamente magro" e que prefere roupas que sejam confortáveis, além de bonitas. Mas saber que, para as consumidoras, às vezes a segunda parte conta mais.

O estilista da Lanvin afirma que confere como vão as vendas da grife todos os dias, para saber se está fazendo seu trabalho do jeito certo.

- Uma roupa precisa ser algo com que você sonhe, mas sobre a qual você também pensa. Ou seja, um vestido sem zíper, mesmo que seja a peça mais linda do mundo, não adianta nada, você não consegue entrar nela.

Elbaz conta ainda que adora ver celebridades usando suas roupas, que "é como ler uma crítica positiva sobre uma coleção".

Mas, por outro lado, ele critica as famosas que tentam ser estilistas – como aconteceu recentemente, quando Lindsay Lohan foi escolhida como diretora de criação da luxuosa grife Ungaro, experiência que durou apenas uma coleção.

- Para mim, o maior problema da relação entre moda e celebridades é quando essas artistas acham que podem fazer moda. Imagine se eu quisesse ser um dançarino. Acredite: eu não consigo. Há uma confusão. Todo mundo sente que pode fazer tudo. E eu ainda acho que um dançarino deve dançar e um chefe de cozinha deve cozinhar. Porque no momento em que tentamos fazer tudo nos tornamos muito medíocres no que fazemos e não alcançamos a excelência.

veja também