Todas querem ter cabelos loiros

Todas querem ter cabelos loiros

Atualizado: Quinta-feira, 15 Setembro de 2011 as 2:38

Todas querem ter cabelos loiros

Que mulher nunca pensou em ficar loira  ou dar uma leve clareada nos fios? Se você parar neste minuto e analisar o cabelo das mulheres ao seu redor, verá que a maioria delas tem mechas, luzes ou os cabelos completamente descoloridos.

O fato é: As mulheres querem ser loiras! Em um país ensolarado como o nosso, nada mais natural do que fios dourados serem sinônimo de beleza e sensualidade. O loiro é alegre, ilumina o rosto e é democrático, vai desde nuances cor de mel até o loiro platinado. Tem para todos os tons de pele e tipos de cabelos.

Mantenha a beleza dos fios loiros

O grande desafio dos cabelos loiros é manter as madeixas saudáveis após clareá-las, pois, apesar do resultado glamoroso, o procedimento agride aos fios e quem descolore ou tinge, tende a sofrer com cabelos fracos e quebradiços.

A verdade é que ser loira dá trabalho e quanto mais escuro for o tom natural dos cabelos, mais freqüente deverá ser a visita ao salão para retocar a raiz. Quem quer manter a raiz loira em dia prepare-se para tingi-la a cada 20 dias. Outro fator importante é que ser loira requer cuidados intensos.

A descoloração dos fios resseca as fibras capilares e abre as cutículas, mantendo o fio áspero e sem brilho. É importante após o procedimento investir em hidratações para selar a cutícula e devolver a integridade dos cabelos loiros.

Antes de decidir clarear de vez a cabeleira, algumas considerações são importantes.

Decidiu ficar loira? A primeira coisa que você deve fazer é procurar um especialista. Nada de querer mudar o visual em casa. Conversamos com o Hair Stylist Ricck de Castro, do RW Persil, em São Paulo, para sanar de uma vez por todas as principais dúvidas sobre a coloração dos fios loiros.

Toda mulher pode ser loira?

RC: Nem sempre. Nós profissionais costumamos analisar um fator que pode ser determinante: Se sua bochecha for rosada, você pode ser loira. Se você for, como dizemos azeitonada (com o tom de pele mais acizentado), fica difícil dizer por que ao clarear os cabelos, você poderá ficar pálida, com cara de doente e aí terá que apelar sempre a um bom blush diariamente. A pele clara rosada fica bem com qualquer tom de loiro, já as mais morenas, é preciso estudar cada caso individualmente.

É possível clarear cabelos escuros com tinta sem precisar descolorir previamente? Até quantos tons?

RC: Teoricamente a coloração pode clarear até 5 tons, mas vai depender de cada tipo de cabelo.

Quem tem fios coloridos escuros, consegue clarear os cabelos e ficar loira?

RC: Sim, mas para isso será preciso fazer um processo chamado "Decapagem" que consiste em tirar o excesso de cor. Aí sim é possível colorir no tom desejado.

Quais os passos você recomenda para uma mulher de cabelos castanhos/ escuros que decide ficar loira?

RC: Ir aos poucos é sempre a melhor opção para adaptação. Para essa mulher, eu sugiro luzes.

Porque alguns tons de loiro ficam verdes?

RC: Isso ocorre porque algumas colorações possuem a cor verde na fórmula e o diagnóstico mal feito pode deixar os fios mais porosos e com a tonalidade verde oliva. Por isso é importante consultar um profissional qualificado antes de fazer qualquer mudança na cor dos cabelos.

Qual é a melhor forma de cuidar de um cabelo descolorido?

RC: Hoje em dia existem vários tratamentos específicos disponíveis nos salões e produtos para tratamento contínuo em casa. Todos os cabelos, para preservarem a sua beleza, precisam de hidratação e no caso dos descoloridos é necessário uma reconstrução periódica (lembrando que o processo de descoloração destrói os pigmentos do fio).

Qual a diferença entre reflexo, luzes, mechas e balaiagem? Qual delas agride menos os fios?

RC: Na verdade, o que difere esses procedimentos são a quantidade de cabelo e a técnica utilizada, mas no fundo, todos eles promovem a descoloração do fio. Todas as técnicas agridem os cabelos, portanto para ser loira; independente do procedimento escolhido é preciso reconstruir os fios para que continuem hidratados e resistentes, ok?

Depois de cuidar da beleza dos seus cabelos, realizar a vontade de ser loira, que tal cuidar do corpo e emagrecer, ficar mais saudável e bonita?

veja também