Top 5 dos salões

Top 5 dos salões

Atualizado: Quarta-feira, 12 Maio de 2010 as 10:54

Quem não gostaria de copiar os penteados incríveis dos salões de beleza? Pois agora chegou a sua vez. Conversamos com três cabeleireiros que ensinam todas as dicas e os truques para você fazer em casa os looks dignos de capas de revista. Confira!

Primeiros passos

A primeira coisa a fazer antes de incrementar o visual dos seus cabelos é cuidar bem deles. Então, lave-os com um xampu específico para o seu tipo de fio e que contenha pouco sal. O produto não precisa ser caro, mas, sim, de qualidade. "Deixe para investir em marcas consagradas na hora de escolher o condicionador e o leave-in, que precisa ser termoativado para proteger o cabelo do aquecimento provocado por aparelhos que emitem calor, como a chapinha, por exemplo", recomenda o cabeleireiro Luciano Rodrigues Grangieri, do salão G. Vert (SP). Lembre-se de que o condicionador deve ser aplicado apenas a partir da metade do fio até as pontas. Depois de retirar com a toalha o excesso de água, aplique o leave-in. Em seguida, elimine 80% da umidade com o secador. Faça isso sempre antes de iniciar qualquer penteado. Agora, acompanhe o passo a passo que preparamos para você e fique linda!

ESCOVA COM BALANÇO

1. Divida o cabelo de orelha a orelha fazendo o desenho de uma tiara. Se tiver franja, separe-a do restante dos fios.

2. Agora, divida a parte de trás do cabelo horizontalmente de orelha a orelha, na altura destas, e prenda.

3. Divida novamente em quatro mechas a parte próxima à nuca, aquela que ficou abaixo da risca horizontal que você acabou de fazer, e prenda com grampo cada uma.

4. Faça o mesmo com a metade do cabelo que ficou acima da linha horizontal.

5. Você pode iniciar a escova pela franja, usando uma escova média de metal (ideal para quem não tem muita prática, pois não trava, ou seja, a mecha não enrosca atrapalhando o processo de escovação).

"Depois de escovar a franja, ou mesmo se não quiser começar por ela, enrole-a com um bobe grande de velcro e fixe com um grampo", sugere o expert do salão G. Vert.

6. Após escovar a franja ou prendê-la com bobe, comece a escovar as mechas da parte de trás, próximas à nuca.

7. Enrole cada mecha de forma que fiquem com a ponta virada para dentro. Lembre-se de, acompanhando com o secador, puxar a escova devagar em direção às pontas. Esse movimento também deve seguir a direção em que os fios nascem. Enrole novamente e repita até o cabelo ficar bem liso.

8. Faça o mesmo no restante do cabelo.

9. Finalize aplicando reparador de pontas, a partir da metade do fio até sua extremidade.

10. "Enrole todas as mechas com bobes grandes e solte antes de sair para garantir balanço por mais tempo", ensina Luciano.

REPICADO COM CAMADAS DESTACADAS

1. Repita a mesma divisão feita para a escova explicada no passo a passo anterior.

2. Depois, escove da mesma forma como o explicado para o look escova com balanço, a diferença é que as mechas devem ser enroladas de forma que suas pontas fiquem viradas para fora.

"Cada vez que escovar a mecha com ar quente, enrole-a novamente na escova e aplique ar frio por alguns segundos para fixar e destacar a camada", ensina Luciano Grangieri, do G. Vert.

3. Para finalizar, aplique um spray de brilho para fixar e destacar o penteado.

LISO PERFEITO

1.Siga todos os passos explicados no look escova com balanço, mas não precisa caprichar tanto, pois a intenção aqui é apenas acabar de secar os fios e dar uma primeira alisada nas madeixas.

2. Agora, faça novamente as divisões realizadas antes de começar a escova, com a diferença que, "desta vez, as subdivisões em mechas deverão ser em maior número para que elas fiquem mais finas", avisa Sandra Pinke, cabeleireira do salão Jacques Janine (SP).

3. Passe cuidadosamente a chapinha em cada mecha.

mantenha a chapinha a uma distância de pelo menos dois dedos da raiz para não queimar o couro cabeludo.

4. Finalize com serum reparador.

BABYLISS DE CAPA DE REVISTA

1. Depois de lavar o cabelo e retirar o excesso de água com a toalha, substitua o leave-in termoativado pelo mousse para conseguir maior fixação do penteado

2. Depois disso, retire 80% da umidade do cabelo com jatos de vento do secador e repita todos os passos do look liso perfeito, até a etapa de fazer escova em todo o cabelo para acabar de secar e dar uma alisada geral.

3. Divida todo o cabelo novamente como se fosse fazer outra escova, mas fique atenta para as subdivisões: "procure dividir as mechas na vertical, para facilitar o posicionamento do babyliss para modelar os cachos", explica a profissional do Jacques Janine.

4. Comece a modelar pela parte de trás, próxima à nuca.

5. Enrole cada mecha no aparelho a partir das pontas, segure por 20 segundos e solte.

"Não enrole o cabelo muito próximo da raiz para evitar o cacheado exageradoEnrole apenas até a metade da mecha", alerta Sandra Pinke.

6. Muito cuidado na hora de enrolar as pontas para que não fiquem amassadas. E lembre-se de que esse tipo de penteado fica melhor em cortes repicados.

7. Finalize com pomada modeladora, mas aplique só um pouquinho espalhando na palma das mãos antes. Em seguida, solte os cachos com os dedos.

RAIZ COM VOLUME SOB MEDIDA

1. Na opinião de Tânia Yamamoto, cabeleireira do salão Soho (SP), um bom caminho para conseguir este look é aplicar, na raiz dos fios, mousse ou um spray texturizador que dá sustentação e, em seguida, enrolar todo o cabelo com bobe médio ou grande.

2. Para enrolar, divida o cabelo da mesma forma ensinada no look escova com balanço.

3. Depois, use o ar quente do secador para fixar e secar as mechas enroladas, caso o produto ainda esteja úmido no cabelo.

4. Se não quiser usar bobes, Luciano Grangieri, do G. Vert, sugere dividir todo o cabelo para a escova (como explicado anteriormente) e aplicar na raiz de cada mecha o spray texturizador, que dá sustentação

5. Para facilitar, pegue a mecha, borrife o spray na raiz e seque com a escova. Repita este procedimento em cada mecha.

"Na hora de puxar a escova em direção às pontas, dê uma levantada na raiz para conseguir o efeito desejado", recomenda o expert.

Por: Isabel Taranto

Tradução: Corpo a Corpo

Postado por Juliana Simioni

veja também