Tratamentos caseiros para olheiras

Tratamentos caseiros para olheiras

Atualizado: Quarta-feira, 3 Março de 2010 as 12

Elas são vistas por aí como sinal de cansaço ou mal-estar. Pois é, um par de olheiras é capaz de deixar qualquer mulher com o visual derrubado. E, ao contrário do que se imagina, elas não aparecem apenas depois de uma noite mal-dormida ou durante um período de estresse. É o sol o principal vilão dessa história.

Todo cuidado é pouco na hora de pegar aquela cor na praia: se bronzear sem proteção provoca o acúmulo de melanina na região da pálpebra. É essa a substância que vai deixar as manchas escuras ao redor dos olhos.

De cada vinte pacientes atendidos pela cirurgiã plástica Valéria Leal, especialista em Cosmeatria, três procuram soluções para eliminar as olheiras. Existem tratamentos avançados com injeções de gás carbônico e até laser. No entanto, segundo a dermatologista Sumaya Neves, o jeito mais barato e eficiente de combater as olheiras ainda são os cremes clareadores ou a boa e velha compressa de camomila da vovó.

Para quem quiser acabar com elas antes de encarar uma festinha, vale apelar pra as maquiagens nude, aquelas que imitam a tonalidade da pele.

Receitas caseiras

Quer uma alternativa aos cremes clareadores? Sem problemas: com um pouco de chá gelado, penino e batata dá pra fazer uma receita aprovada por dermatologistas e obter resultados visíveis contra as olheiras em poucos dias.

Compressa: Molhe uma gaze esterilizada ou um pedaço de algodão em chá gelado de camomila e faça uma compressa na região das pálpebras. Deixe agir por 15 minutos e depois enxágue os olhos com água fria. Além de camomila, você pode usar chá verde ou de maçã.

Rodelas de batata: Para ativar a circulação sob os olhos, dá também pra usar rodelas geladas de batata ou de pepino na região durante 15 minutos. Esses legumes hidratam a região e ativam a circulação. E o melhor de tudo: não oferecem riscos e são muito práticos.

Dicas

. Use hidratantes anti-olheiras, específicos para as pálpebras. Produtos com vitamina C e gingko biloba são os melhores.

. Faça massagens leves com os dedos na região da pálpebra, para ativar a circulação.

. Durma pelo menos oito horas por noite.

. Faça exercícios físicos regularmente. Eles reduzem o estresse e, consequentemente, as olheiras.

. Use só protetores solares com & . Fuja das sombras escuras, para não destacar as olheiras ainda mais. Prefira pigmentos claros, como rosa e pêssego.

veja também