Tratamentos naturais podem evitar pequenas cirurgias no rosto

Tratamentos naturais podem evitar pequenas cirurgias no rosto

Atualizado: Sexta-feira, 12 Novembro de 2010 as 11:33

O rosto é o nosso cartão de visita. Justamente por reforçar a identidade e ser um indicador de beleza, ele causa tantas preocupações estéticas.

Marcas de expressão e rugas são incômodos que a ginástica facial e a drenagem linfática facial podem solucionar de forma natural, sem uso de produtos químicos.

A utilização de ambas as técnicas, no caso de linhas de expressão mais leves, substituem procedimentos cirúrgicos e aplicações de Botox, segundo Marina Ohana, fonoaudióloga, psicomotricista e shiatsuterapeuta.

De uma maneira ou de outra, são alternativas naturais que devem ser levadas em consideração.

Ginástica facial

Este tipo de ginástica foi inicialmente usada como terapia para os portadores de paralisia no rosto, mas atualmente dermatologistas utilizam a técnica de fazer caretas em frente ao espelho com fins estéticos.

Roseli Siqueira, dermatologista reconhecida por dicas e métodos naturais, escreveu um livro chamado Beleza Natural, em que ensina como conservar a beleza da pele com a automassagem.

Os exercícios consistem em esticar a testa, puxar os olhos, contrair os lábios e franzir a sobrancelha, e precisam ser feitos diariamente por, pelo menos, 20 minutos para obter resultados. Os movimentos estimulam a circulação sanguínea, o que faz com que as células adquiram mais nutrientes e a pele fique mais resistente.

Os exercícios, no entanto, devem ser orientados por um profissional, pois, quando feitos de maneira inadequada, podem sobrecarregar os músculos do rosto e aumentar as marcas de expressão. Além disso, podem gerar os distúrbios das ATMs (articulação temporomandibular), conta Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo.

A prática ainda não tem comprovação cientifíca e nem todos os médicos da área concordam. De acordo com a dermatologista Lucia Mandel, a ginástica facial acentua a flacidez da pele e causa rugas. Para ela, a repetição de exercícios piora a qualidade do colágeno e da elastina, fibras que sustentam e dão estabilidade à pele.

Drenagem linfática facial

A dermatologista Meire Parada Brasil, do setor de cosmiatria da Unifesp, explica a prática.

- Muitas pessoas pensam que a drenagem está associada apenas ao corpo, para o tratamento de celulite, retenção de líquidos, gordura localizada e recuperação no pós-operatório e desconhecem as vantagens que a técnica pode trazer para o rosto.

A nova moda das clínicas de estética pretende manter o rosto jovem e saudável, suavizando as marcas de expressão, eliminando as olheiras e amenizando os efeitos do tempo. Ela traz benefícios preventivos, estéticos e terapêuticos, já que estimula o sistema de defesa, a oxigenação dos tecidos e contribui para retardar o envelhecimento dos tecidos.

De acordo com Roseli Siqueira, autora do livro Beleza Natural, a drenagem ajuda (e muito) a saúde da pele.

- Os movimentos suaves da drenagem direcionam toxinas e líquidos retidos na face para os gânglios linfáticos, responsáveis por eliminá-los na circulação.

A técnica não tem contra-indicação, a não ser para quem sofre de trombose ou problemas renais graves.

veja também