Tratamentos para obter um cabelo saudável

Tratamentos para obter um cabelo saudável

Atualizado: Sexta-feira, 28 Março de 2008 as 12

Lisos, cacheados, crespos, loiros, pretos, castanhos ou ruivos, enfim, independente da sua cor e estilo, os cabelos ainda são uma das maiores preocupações das mulheres. Elas relaxam, cacheiam, pintam e descolorem, tudo para se sentirem poderosas. No entanto, na busca pelo look perfeito, o uso excessivo de química, secador ou chapinha deixam os fios fracos e sem brilho. E entre os serviços mais procurados nos salões de beleza para devolver a "vida" às madeixas, estão os tratamentos capilares passo a passo, que variam de acordo com cada tipo de cabelo.

Segundo o hair stylist, Eduardo Sant'anna, entre os tratamentos mais requisitados pelas clientes está a escova temporária, ou como muita gente conhece, a progressiva, que ao contrário do que se imagina, não deixa os fios escorridos, mas controla o volume e hidrata o cabelo. "Esse tipo de tratamento é muito indicado para quem possui fios opacos e danificados, trazendo de volta o brilho", explica o Hair Stylist.

No entanto, para chegar ao resultado perfeito é preciso disposição. Tudo começa com a análise das madeixas, para saber o que deve ser feito. Logo depois, vem a lavagem, e aí Eduardo faz um alerta àquelas que não dão importância a essa etapa. "É essencial lavar os cabelos antes do tratamento para abrir as cutículas e receber melhor o produto. Por isso, usamos também um shampoo de limpeza profunda", diz. Então, chega a vez da Queratinização Hidrolisada e do Ativo, nessa ordem. Eles são potencializados após o uso do secador e da prancha suave e não devem ser enxagüados durante três dias. O tratamento demora de uma a duas horas e possui durabilidade de até três meses.

Mas quem prefere algo mais rápido e também bastante eficiente pode optar pelo tratamento de hidratação intensiva, utilizada para tratar cabelos tingidos, secos e danificados ou relaxados. Ela também começa com a análise e lavagem dos fios e segue para a máscara de tratamento, que faz parte da terceira etapa, seguida do condicionador e do climazon, aparelho de alta tecnologia utilizado para acelerar a coloração e hidratação capilar. "Esse processo fortalece os fios, além de dar brilho e retirar o resíduo de química. Ela segura a coloração por mais 30% e melhora a aparência do cabelo relaxado em até 60%", explica Eduardo. A hidratação intensiva dura de 10 a 30 minutos e seu efeito permanece por cerca de um mês. Porém, independente do tipo de passo a passo, o hair stylist lembra que para alcançar um resultado cada vez melhor o ideal é repetir a tratamento periodicamente.   

veja também