Três dicas para parecer 10 anos mais jovem

Três dicas para parecer 10 anos mais jovem

Atualizado: Quinta-feira, 12 Março de 2009 as 12

Os dermatologistas buscam cada vez mais soluções para nós, mulheres, mantermos nosso rosto intocado pelo tempo. Aquela pele naturalmente jovem e não algo imóvel onde estamos sempre com a mesma expressão. Para conseguir este efeito de brecar o tempo sem paralisar, os médicos começaram a encarar o rosto de uma forma global e tratá-lo da mesma forma. Assim, sai de cena o "quebra galho" de tirar uma ruga aqui, enquanto outra nasce ali. A estratégia é de guerra. É atuar em todo o rosto de verdade e em todos os sinais de que os anos estão chegando.

O método consiste nos "3 Rs" do rejuvenescimento, que você vai conhecer agora. Tome nota. Isso pode salvar sua pele:

1.    Renovar a pele

Esta etapa consiste na mais velha conhecida das tecnícas de beleza: a esfoliação. Mas a caseira não é a ideal para um resultado relevante como explica o dermatologista Otávio Macedo. "Esfoliação caseira é útil, mas só retira células superficiais e não estimula renovação de colágeno. Para essa finalidade, temos os peelings químicos e o laser Fraxel, esse sim capaz de produzir novo colágeno além de uniformizar a pigmentação. O Fraxel é o mais revolucionário laser capaz de, em quatro sessões, rejuvenescer sem curativos nem afastamento das atividades sociais e de trabalho", diz.

Os peelings químicos, de cristais ou o laser Fraxel ajudam a tiram as manchas causadas principalmente pelo sol, a tirar as rugas superficiais e ajudam a recuperar a firmeza do rosto.

2.    Relaxar os músculos

As rugas mais profundas são causadas, principalmente, pela contração dos músculos do rosto. Portanto, para tratá-las, precisamos relaxá-los para suavizar os vincos já formados e evitar o aparecimento de novas rugas. O tratamento para isso é o mais que comentado Botox, nome do produto famoso e que acaba falando de toda toxina botulínica. O medicamento deve ser aplicado regularmente atenuando, assim, as rugas.

3.    Recuperar o volume e redefinir os contornos faciais

A pele naturalmente produz ácido hialurônico, substância que a mantem hidratada e com volume. Com o tempo, sua produção diminui e, por isso, a pele ganha aparência murcha. O tratamento mais eficiente para evitar esse efeito da idade é repor essa falta com o preenchimento feito de ácido hialurônico.

Já para quem quer melhoras a flacidez das bochechas, existem tratamentos mais específicos. "Bochechas caídas podem ser tratadas com rádio-frequência, como o Thermacool. Através de ondas de calor, consegue-se contrair as fibras colagênicas dando um efeito 'lifting'", diz o médico. Em alguns casos também conseguimos injetar o ácido hilaurônico em alguns "vetores"que têm a função de tracionar a pele caída.

veja também