Três hábitos que diminuem o inchaço e as espinhas causados pela TPM

Três hábitos que diminuem o inchaço e as espinhas causados pela TPM

Atualizado: Terça-feira, 29 Dezembro de 2009 as 12

Aguentar todos os sintomas da TPM todos os meses é quase um sacrifício. Então o R7 quis saber de especialistas se alguns hábitos simples do dia-a-dia e a maneira como a mulher leva a vida podem influenciar em tudo o que ela sente quando está de TPM. A resposta era o que já imaginávamos: sim!

De acordo com a ginecologista Denise Coimbra, não adianta apenas tomar medidas preventivas, como bolsa de água quente e remédios para aliviar o estresse e a dor. Também não adianta apenas tomar um chá calmante na hora que os nervos estiverem consumindo você.

- Para a mulher não sofrer tanto com a TPM ela precisa estabelecer uma rotina diária e começar desde já. E os três personagens principais dessa nova rotina são: alimentação, exercício aeróbico e anticoncepcional.

Os sintomas da TPM são decorrentes da variação hormonal que as mulheres sofrem durante o ciclo menstrual. As taxas de alguns hormônios ficam completamente desequilibradas, principalmente da testosterona, do estrógeno e da progesterona. E é por isso que algumas pessoas ficam inchadas, engordam alguns quilinhos, ficam com a barriga protuberante e ganham espinhas.

De acordo com Denise, o anticoncepcional pode servir para regular essa "desordem hormonal" e é por isso que muitas mulheres tomam pílulas não só como método contraceptivo.

- Mas não são todas as mulheres que podem tomar. Diversos fatores no organismo feminino podem fazer com que o anticoncepcional não seja recomendado para certas mulheres. Por isso, o ideal é que todas consultem um ginecologista antes de se medicarem.

Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois a ginecologista Rosa Neme deu outra dica.

- A atividade física, principalmente exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida leve, bicicleta, natação, dança, lutas e outros, são capazes de liberar certos hormônios responsáveis pelo bem-estar e podem inclusive ajudar a mulher a controlar a compulsão pela comida.

Mas não adianta deixar para fazer essas atividades apenas alguns dias antes da menstruação. Ainda segundo Rosa, é justamente a frequência dos exercícios que vai deixar você, digamos, mais forte para enfrentar sua TPM.

- Três vezes por semana já está ótimo. Procure fazer a atividade durante uma hora.

Se você costuma engordar um pouco na TPM, deixe de lado as calças e calcinhas apertadas, principalmente porque elas podem acentuar a celulite. Contra o inchaço, a especialista orienta beber ao menos dois litros de água por dia e evitar alimentos com muito sal e condimento. A cafeína também deve ser evitada para não piorar o estresse, a ansiedade e os nervos em geral.

Consuma bem pouco doces e alimentos gordurosos por causa das espinhas. Para driblar a vontade desses alimentos, invista em frutas. Banana ou maçã amassada e quente com um pouquinho de canela por cima é uma ótima alternativa.

Se a sua pele é oleosa, procure na farmácia um gel de limpeza facial para peles sensíveis e lave o rosto no máximo três vezes ao dia. Além disso, se na TPM você retém muito líquido, realize uma sessão de drenagem linfática com um profissional qualificado uma vez por semana, sugere Rosa.

Dica : querendo economizar? Então, em vez da drenagem, compre um bom creme ou gel anticelulite e massageie coxas, bumbum, culote e barriga depois do banho todos os dias por pelo menos cinco minutos. Os movimentos devem ser circulares.

por: Nadia Heisler

veja também