Truques para acelerar o crescimento dos cabelos? Não caia nessa!

Truques para acelerar o crescimento dos cabelos? Não caia nessa!

Atualizado: Sábado, 3 Janeiro de 2009 as 12

Quantas e quantas dicas e receitas para fazer o cabelo crescer escutamos por ai? Algumas até da época das nossas avós, que vivem nos falando alguns desses truques. Mas será que eles realmente funcionam? Saiba quais são os mitos e quais são as verdades sobre essas dicas.

Consultamos o tricologista Valcinir Bedin para desmistificar as conhecidas e "supostamente milagrosas" receitas que fazem os fios crescer mais rápido. Vamos começar, de cara, com uma das mais conhecidas: cortar os cabelos na lua crescente. Pois bem, saiba que isso é um mito. "Cortar os fios em qualquer lua, seja ela crescente, minguante, o que for, não muda nada, nem para o bem nem para o mal do cabelo", alerta Bedin. Portanto, não se prenda nesse truque com a ilusão de que seu cabelo vai ficar comprido em um mês.

E quem nunca ouviu falar da velha tática do tempo da vovó de pentear os cabelos todas as noites com uma escova 50 vezes para cada lado e mais 50 vezes para frente e para trás? Não acredite nesse truque também, afinal isso infelizmente não vai fazer com que o seu cabelo cresça mais ou menos.

Muitas pessoas também costumam colocar pílula anticoncepcional no shampoo ou até mesmo ampolas de vitamina A. Outra mentira! Segundo o tricologista, nada disso funciona e o excesso de vitamina A ainda pode fazer o cabelo cair.

Cortar os cabelos de três em três meses também costuma ser a tática preferida de algumas pessoas que buscam crescimento rápido dos fios. "Cabelos não são plantas, não precisam ser podados, há necessidade de cortá-los por causa do aparecimento das pontas duplas, mas não para dar força para crescer. Isso é mito!", garante Bedin.

Como se vê, todos os truques mais famosos não funcionam em nada e não passam de mitos inventados. Mas o tricologista garante que existe, sim, tratamento para o crescimento acelerado dos cabelos, mas com medicação baseada em aminoácidos, sais minerais e vitaminas, ou seja, elementos que compõe o cabelo. Essa é uma verdade!

Outra verdade relacionada ao crescimento dos fios é o fato de cair mais no outono do que no verão. E o tricologista explica o porquê. "No verão, há mais luminosidade que estimula o crescimento dos fios, já no outono, aqueles cabelos que cresceram a mais no verão caem, por isso, nessa estação é normal ter sensação de maior queda".

Agora que você já conhece as verdades e os mitos sobre o crescimento dos cabelos, esqueça aquelas dicas hiperconhecidas, mas que na verdade não resolvem nada.

veja também