Uma proteína a favor da beleza

Uma proteína a favor da beleza

Atualizado: Sexta-feira, 9 Setembro de 2011 as 2:18

A idade está sempre dentro da gente. Você concorda?

Não é à toa que algumas vezes olhamos uma pessoa e não imaginamos a idade que ela possui.

Ela parece bem mais jovem do que é, sua pele é macia com brilho e firmeza. Outras vezes observamos uma pessoa jovem, mas sua pele já está sem viço, e com algumas marcas de expressão. Nos dois casos há uma direta relação com a quantidade de proteínas em nosso organismo.

Colágeno proteína da beleza   

O colágeno é uma das proteínas essências ao nosso corpo e tem como uma de suas funções dar sustentação e manter unidas as células, fortalecendo os tecidos mostrando toda sua beleza. Além da pele; unhas, cabelos, cartilagens, ligamentos e tendões também podem refletir como anda a quantidade de colágeno em seu organismo.

Desde que nascemos nosso corpo produz colágeno na quantidade correspondente às nossas necessidades. Porém à medida que o tempo vai passando, a elasticidade da pele diminui, e assim, podem surgir rugas e estrias, comprometendo nossa beleza.

Quando começamos a perder colágeno?

Estudos apontam que a partir dos 30 anos o corpo perde cerca de 1% de colágeno ao ano e aos 50 anos produz uma média de apenas 35% do colágeno necessário, daí o envelhecimento, pois sem essa proteína os músculos ficam flácidos e as articulações porosas e a beleza vai embora.

Fontes de Colágeno

Um organismo saudável necessita aproximadamente 1g de colágeno por quilo de peso corporal, para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme e cheia de beleza. Você pode ajudar o organismo a retardar o processo de perda de colágeno consumindo alimentos de origem animal (ricos em proteína) como carnes, clara de ovo e gelatina.

Porém apenas a alimentação não é suficiente e complementos podem ser incluídos na dieta sem restrições.

stá em busca de complementos de colágeno?

O mercado oferece muitas formas de apresentação: colágeno hidrolisado, colágeno em pó, colágeno em cápsulas e até balas de goma feitas em farmácias de manipulação.

Para quem pratica esportes, o colágeno só traz benefícios, já que a proteína torna-se ainda mais necessária para a

manutenção da massa magra.

Lembre-se a prevenção está diretamente ligada á boa saúde e à beleza

Seja qual for a sua idade o importante é a prevenção. Por isso mantenha uma dieta rica e balanceada se possível orientada por nutricionistas de acordo com seu biótipo. Manter hábitos saudáveis é fundamental!

veja também