Use o batom vermelho a seu favor

Use o batom vermelho a seu favor

Atualizado: Quarta-feira, 2 Dezembro de 2009 as 12

Ao longo dos anos, o batom ganha versões líquidas, em lápis, creme e gloss, tudo para dar um toque especial de provocação e glamour a mulheres de todas as idades e estilos. Preparamos um guia completo para desvendar os segredos da cor mais desejada por todas nós, com dicas de como aplicar, onde usar e tons que mais combinam para cada tipo de pele.

O vermelho ideal para cada tom de pele

Peles claras em tons rosados devem apostar em cores vibrantes, como vermelho-cereja, vermelho-tomate e fúcsia. Evite os alaranjados, que apagam o visual.

Brancas amareladas e orientais, com a chamada pele oliva, ficam bem com tons abertos. Vermelho-tomate faz um ótimo contraste e valoriza o look de mulheres jovens, na faixa dos 20 anos. Tons mais intensos e escuros trazem sobriedade e combinam com mulheres a partir dos 30.

Morenas podem escolher entre nuances dos tons de marrom ou vermelhos mais escuros e fechados, próximos ao framboesa.

As negras ficam elegantes com vermelhos mais fechados, como bordô e vinho. Aposte em tons metalizados e de fundo acobreado, que valorizam ainda mais a pele escura.

Como aplicar

A maquiadora Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem, ensina os passos básicos para uma boa aplicação e cobertura:

1. Passe um hidratante labial para garantir um aspecto saudável;

2. Faça o contorno dos lábios com um lápis de boca no mesmo tom do batom. Então, preencha os lábios com o lápis: isso vai garantir fixação extra da cor;

3. Aplique uma camada de batom com pincel para lábios. Comece dos cantos da boca e depois pinte os lábios por completo.

Dica: para um efeito mais natural, aplique o produto com a ponta dos dedos ou use um gloss vermelho no dia a dia.

Como coordenar a maquiagem

Aprenda a equilibrar a maquiagem dos olhos e da boca para deixar o visual elegante e sem excessos.

Prepare a pele: para destacar os lábios, sua pele deve estar bem-feita, sem imperfeições. Escolha uma base líquida de cobertura leve e aplique corretivo apenas sobre as manchas e olheiras. Nas maçãs do rosto, use blush rosado ou pó bronzeador para dar um toque de cor.

Leveza nos olhos: para não pecar pelo excesso, o ideal é destacar os lábios e fazer um make básico na região dos olhos. Você pode:

1. Aplicar apenas algumas camadas de rímel;

2. Fazer um traço fino de delineador na raiz dos cílios e finalizar com máscara para cílios

3. Ou ainda esfumar o contorno dos olhos, rente aos cílios, com uma sombra de tom neutro, de preferência marrom. "Essa é sempre a forma mais clássica e fácil de fazer o make dos olhos, além de combinar com qualquer roupa ou estilo", comenta Vanessa.

Para atualizar o visual, use um iluminador perolado na região do canto interno dos olhos ou no alto das maçãs do rosto. O efeito será de pontos de luz na maquiagem.

A sombra preta está liberada desde que você queira criar um visual mais dramático propositalmente. Fique atenta para não carregar demais o look.

Onde usar

Os tons de vermelho podem ser usados em todas as ocasiões, tudo depende do seu estilo, personalidade e intenção.

No ambiente de trabalho e durante o dia, a dica é deixar o visual mais leve e natural. Vanessa sugere que o batom em bastão seja substituído por um hidratante labial ou gloss pigmentado para conseguir uma cobertura suave.

À noite e em ocasiões especiais, como um jantar ou festa elegante, a cor pode ser mais intensa. Esta é a ocasião ideal para ousar em tons vibrantes, com textura opaca ou acetinada. Para reforçar a cor, passe a primeira camada com pincel e depois aplique o batom diretamente sobre os lábios.

Em casamentos, a cor está acessível a todas, desde a noiva até as convidadas. O batom vermelho é uma alternativa elegante para sair do básico olho esfumado, capaz de valorizar qualquer visual.

veja também