Use terno e gravata durante o calor sem passar sufoco

Use terno e gravata durante o calor sem passar sufoco

Atualizado: Quarta-feira, 22 Dezembro de 2010 as 10:29

Gravata, terno, cinto. A elegância diária , naturalmente trabalhosa, ganha outro complicador nesta época do ano: o calor insuportável, que dificulta as escolhas e atrapalha as combinações. "Os trajes sociais são pesados. Conhecer um pouco sobre os tecidos e preferir cores leves é fundamental para evitar peças amassadas ou marcadas pelo suor", afirma a consultora de imagem Ivana Bereinstein, especialista do Minha Vida. Conheça algumas dicas que podem tirar você do sufoco, mesmo nos dias em que você acordar atrasado.

A cor certa

De acordo com a consultora de imagem, as cores mais indicadas para se usar no calor são as claras. "Preto e azul marinho, por exemplo, absorvem o calor do sol durante o dia e esquentam demais", afirma.

Ela recomenda o bege como opção para ternos e calças, incluindo as variações um pouco mais escuras, como o cáqui. Homens mais tradicionais, que não se sintam à vontade neste tom, podem experimentar o cinza escuro, que tem um ar mais sério e conservador se comparado ao bege. "Ele esquenta mais do que o bege, mas não é pesado e abafado como os tradicionais conjuntos preto e azul marinho", ensina a consultora.

Tecido mais leve

Conhecer os tecidos mais frescos pode prevenir muitos problemas quando o tempo está abafado. A escolha mais indicada para os ternos é a lã fria, por ser mais leve e fresca. A microfibra é alternativa de preços mais baratos, mas também muito elegante. Para as camisas, o algodão é a melhor pedida, porque permite a passagem de ar e é mais confortável do que os outros tecidos - muitas camisas trazem fios mistos, mesclando algodão e sintéticos. Procure peças com maior composição de algodão.

Para esconder as marcas de suor, principalmente embaixo do braço, as cores das roupas também são importantes. "Camisas azuis não são uma boa escolha no calor, porque esta cor deixa as marcas da transpiração mais aparentes, principalmente nas axilas e nas costas", diz a especialista. Se você sofre com o excesso de suor, tente usar uma camiseta branca, de algodão bem fininho, por baixo da roupa social. Isso diminui as manchas, mesmo esquentando um pouco mais o corpo.

O desodorante adequado também contribui para afastar as constrangedoras marcas nas axilas. Produtos que indiquem ação anti- transpirante no rótulo e que estejam disponíveis na versão roll-on são os melhores, porque criam uma espécie de camada na região, impedindo que o suor marque a camisa.

Mas, para evitar manchas na roupa, seque bem a área antes de passar o desodorante, evitando que ele empape. E, para conter o suor, espere o quanto puder antes de colocar a gravata. "Assim, o pescoço tem condições de respirar, aliviando a sensação de sufocamento de que se queixam muitos homens", diz a consultora.

Visual descontraído

Relaxar no visual, sem perder a discrição e a sobriedade, é o desafio de que está liberado do terno ás sextas-feiras. Uma de sarja em cor neutra, combinada a uma camisa branca, sempre dá certo. Se preferir uma camisa pólo, pegue uma de cor bem discreta - o tecido e o corte deste modelo já são fonte de informalidade suficiente. E nunca descuides dos pés: tênis de ginástica estão fora de cogitação, mesmo se o calor estiver insuportável. Os sapatos mocassim, sapatênis ou um tênis de lona são as substituições adequadas no ambiente corporativo.

veja também