Uso de demaquilante evita espinhas e envelhecimento precoce da pele

Uso de demaquilante evita espinhas e envelhecimento precoce da pele

Atualizado: Quarta-feira, 4 Maio de 2011 as 9:20

Existe uma série de ótimos cosméticos disponíveis no mercado. Maquiagens que embelezam a face, tratam a pele e renovam o visual. Mesmo com todos os benefícios oferecidos por esses produtos, limpar e remover completamente o make são as etapas mais importantes nos cuidados com a pele.

Lavar o rosto com sabão ou apenas aplicar soro fisiológico, além de não remover completamente os produtos de longa duração e à prova d’água, não proporciona uma limpeza eficaz e profunda, causando uma série de problemas, como espinhas.

Quem explica é a dermatologista clínica e cirúrgica do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele (IPTCP), Carla Bortoloto:

- A pele deve ser higienizada antes de dormir. Todos os produtos, como maquiagem e protetor solar, se permanecerem na pele por muito tempo, podem se tornar oxidantes e ainda facilitar o envelhecimento precoce.

Neste caso, os grandes aliados femininos são os demaquilantes. Com uma vasta gama de produtos disponíveis, manter a pele limpa e hidratada se tornou um processo simples e prático. Mas é necessário atenção à escolha do produto:

- O demaquilante escolhido deve apresentar componentes ditos hipoalergênicos [que não causam alergia] e, principalmente, que tenha o pH alcalino, próximo ao pH da pele, para não causar nenhum tipo de irritação com o uso.

Para quem apresenta alergia ao aplicar os produtos, a dica é testar o produto antes de utilizá-lo em todo o rosto, como ensina Carla:

- O teste pode ser feito aplicando pouca quantidade do produto na região atrás da orelha e deixando agir. Se não apresentar nenhum efeito indesejado, existirá menor chance de irritação futura.

veja também