Vai aparecer na TV? Então saiba como se maquiar

Vai aparecer na TV? Então saiba como se maquiar

Atualizado: Terça-feira, 15 Dezembro de 2009 as 12

Hoje em dia ficou muito mais fácil se ver do lado de lá da TV e do computador. Celulares e câmeras fotográficas fazem as vezes de filmadora e conseguem flagrar vários momentos com bastante qualidade.

Mas, além disso, também existe a possibilidade de ser filmado durante o jantar da empresa, a festa de formatura ou a festinha de criança e em casamentos. Por isso, além de saber se maquiar para o dia a dia, agora também é importante saber como ficar bonita para os vídeos.

Mas a maquiagem para a TV tem suas peculiaridades e é diferente da maquiagem feita para os editoriais de revistas, por exemplo. Conversamos com André Andrade, um dos responsáveis pela maquiagem de apresentadoras de programas e jornais da Rede Record, como Ana Paula Padrão, Gianne Albertoni e Cris Flores. Leia a entrevista e guarde as dicas.

R7 - Qual é a grande diferença da maquiagem feita para a TV?

André Andrade - As fotos das revistas passam por Photoshop, que é um recurso usado para corrigir certas imperfeições da imagem e que também pode corrigir algum detalhe que a maquiagem não foi capaz de cobrir. Mas na TV não é assim. A gente precisa fazer uma maquiagem real, que é exatamente o que a câmera filmadora vai captar. É...a gente não pode contar com as "ajudinhas" da tecnologia (risos).

R7 - E vocês não têm nenhum tipo de "ajudinha"?

Andrade - A nossa grande aliada, que também pode ser uma inimiga às vezes, é a luz do cenário. A gente precisa conhecer bem o estúdio que vai ser filmado e pensar em uma maquiagem para aquele determinado tipo de luz, que pode deixar mais evidente uns aspectos e esconder outros, dependendo do lugar e da forma com que ela chega à pessoa. Se a pessoa souber como será a iluminação do local, fica muito mais fácil fazer uma maquiagem que valorize os pontos fortes do rosto dela.

R7 - Mas a maquiagem feita para a TV, quando vista de perto, parece muito pesada e difícil de poder ser usada no dia a dia.

Andrade - Na verdade, isso está mudando por causa da TV digital, que é capaz de captar absolutamente cada detalhe da pessoa filmada e da maquiagem. Por isso, somos obrigados a cada vez mais usar produtos de boa qualidade e mais leves, como bases em spray, por exemplo.

Apesar disso, é imprescindível que os produtos tenham boa cobertura, pois é desagradável deixar olheiras e espinhas aparentes.

Mas a maquiagem para a TV já está mais suave, sim, e nós [maquiadores] estamos nos reeducando com toda essa mudança. Agora já é possível utilizar a maquiagem da TV também no dia a dia.

R7- Você comentou que precisa conhecer bem o cenário filmado. Também é importante conhecer bem as pessoas que estão sendo maquiadas?

Andrade - Todo o maquiador precisa ter uma noção básica das cores que ficam melhor com determinado tom de pele e de cabelo, além da cor dos olhos. Isso ajuda muito na hora de escolher o tom do corretivo, da base e do pó e a cor da sombra e do batom. Temos que saber valorizar o que a pessoa tem de melhor.

R7 - Quais são os produtos que vocês usam?

Andrade - Corretivo, base, pó, lápis de olhos, máscara para cílios, sombra e batom são os principais. Para a TV, o ideal é que o batom seja da cor da boca. Já as sombras podem ter um pouco de cor, com exceção dos programas jornalísticos. Utilizar cores na maquiagem é importante para que a gente traga as tendências que estão nas ruas também para a TV. Gostamos de ter essa possibilidade de brincar com uma sombra verde em um dia e no outro usar uma em tom azulado.

R7 - Acontece muito de a maquiagem borrar?

Andrade - Claro! Os programas são feitos por pessoas da vida real e esse trabalho é tão real e sujeito a erros como outro qualquer. Mas não tem drama. Além de a gente já ter conhecimento dos produtos que devem ser evitados, como os cremosos - que brilham e refletem a luz - e os muito iluminados ou brilhantes, a gente precisa saber "driblar" alguns probleminhas com alguns truques.

Por exemplo, normalmente, costumamos passar a sombra e o lápis com um efeito esfumado, que dá um aspecto bonito à maquiagem e impede que ela borre, porque não tem um traço certinho. E, mesmo assim, quando acontece de borrar no cantinho do olho, por exemplo, a gente vai rapidinho e corrige o problema com um pincel, continuando o efeito esfumado.

R7 - É verdade que algumas apresentadoras gostam de usar os produtos de maquiagem delas mesmas?

Andrade - Sim, é verdade. Nós sempre trabalhamos com produtos de ótima qualidade e de boas marcas, mas muitas pessoas estão acostumadas com certas maquiagens e gostam do efeito delas na pele. Sendo assim, elas trazem os cosméticos em uma bolsinha e a gente faz a maquiagem toda só com eles. Isso mostra como é importante que o produto tenha boa consistência e textura e que seja compatível com a pele da pessoa.

por: Nadia Heisler

veja também