Varizes precisam ser tratadas para evitar complicações na circulação de sangue

Varizes precisam ser tratadas para evitar complicações na circulação de sangue

Atualizado: Sábado, 11 Abril de 2009 as 12

Boa parte da população sofre com o problema das varizes, que são veias superficiais que ficam aparentes na pele, mais dilatadas, com desenho torto e originadas por causa de uma alteração funcional da circulação venosa. Essas veias geralmente estão localizadas no tecido subcutâneo, uma camada de gordura sob a pele.

Na realidade, tanto homens como mulheres podem sofrer com esse problema e a ocorrência aumenta de acordo com o avanço da idade. De acordo com o médico cirurgião vascular José Roberto Bonfim Domenici Júnior, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, a falta de tratamento pode gerar outros problemas.

As varizes surgem a partir de uma deficiência da circulação. As artérias levam sangue para todas as partes do corpo, que é bombeado pelo coração. A pressão sanguínea nas veias, no retorno do sangue ao coração é menor e a circulação depende da ajuda dos músculos da panturrilha, já que a volta do sangue ocorre contra a força da gravidade. Por isso, as veias das pernas possuem válvulas em um único sentido, que impedem que o sangue retorne para os pés. Mas, caso ocorra falha em uma dessas válvulas ocorrerá um acúmulo de sangue provocando as varizes.

Segundo o especialista é importante impedir o refluxo sanguíneo para que o sangue que já subiu não desça novamente.

- Para isso são utilizados mecanismos anti-refluxo direcionando o fluxo de baixo para cima.

As principais causas das varizes são o comprometimento da parede venosa e aumento da pressão dentro do vaso ou alteração na função das válvulas. Apesar disso, outros fatores também colaboram para o aparecimento da patologia como raça, idade, sexo, predisposição hereditária, obesidade, hábitos alimentares, hábitos posturais, gravidez, uso de anticoncepcionais, traumatismo e tabagismo.

Para completar, Júnior ainda afirma que não existe nenhuma relação que possa afirmar que a depilação, uso de salto alto, subir escadas, carregar peso, musculação e ginástica levem às varizes.

- Pelo contrário praticar ginástica, musculação e subir escadas é considerado também um exercício e são recomendados para a prevenção, desde que feitas de forma correta e sem exageros.

Os principais sintomas são: dores semelhantes a uma queimação; cansaço; sensação de pernas pesadas; edemas ao redor do tornozelo. Nas mulheres as dores podem ser mais intensas próximo ou durante a menstruação e na gravidez.

Se você possui esse problema, é necessário procurar um médico. Já existem tratamentos que amenizam e previnem as varizes.

veja também