Veja 6 dicas para entrar em forma após o parto

Veja 6 dicas para entrar em forma após o parto

Atualizado: Segunda-feira, 18 Julho de 2011 as 9:25

Ter um filho é algo realmente prazeroso, mas as transformações que o nosso corpo passa tanto hormonais como físicas se instalam em nosso corpo depois que o bebê nasce. Ganho de peso, flacidez, estrias, entre outras mudanças, são as maiores queixas das mulheres pós-maternidade. O site Health ensina seis maneiras de entrar em forma depois do parto.

Mas saiba: não existe um modo mágico para você emagrecer rapidamente, mas com hábitos alimentares saudáveis e exercícios regulares, é possível começar a ter seu corpo pré-gravidez. Ao contrário de pessoas que fazem dieta, o corpo de uma mãe precisa de nutrientes certos para manter o bebê saudável. Veja a lista de alimentos que aumentam a energia e te ajudam a perder peso.

Invista na Proteína :

Alimentos classificados como proteína contêm hormônios que combatem a fome e deixam a sensação de saciedade por mais tempo. Peixe, carne e ovos também são ricos em ferro e vitamina B12, aumentando os níveis de energia das pessoas. Só tome cuidado com a gordura presente em alguns cortes da carne vermelha. A gordura saturada em excesso não ajuda nem na dieta, nem na saúde cardiovascular.

Combata a inflamação :

Dar à luz gera trauma e estresse para o corpo e pode causar uma queda no sistema imunológico causando inflamação interna. Para combater esse mal, é importante ingerir alimentos considerados antiinflamatórios. Alho, chá verde e especiarias como açafrão são coadjuvantes contra infecções.

Cuide do seu leite :

Se você está amamentando, a maioria dos especialistas sugere a adição de 500 calorias por dia de alimentos nutritivos. Beba muita água e escolha alimentos ricos em fibras. Evite beber álcool em excesso - o que você come vai para o seu leite, por isso, se a criança tiver gases, diarreia pode ser o resultado de uma reação alérgica a um determinado alimento. Para estimular a produção de leite, consuma ervas como camomila e erva-doce.

ABC das vitaminas :

Essas vitaminas são importantes para a sua dieta:

Vitamina A: Você perde através da amamentação. Para fazer a reposição coma bastante espinafre, cenoura, batata-doce e couve.

Vitamina C: É transmitida ao bebê através do leite materno. Cerca de 120 miligramas por dia é o suficiente para a reposição. Boas fontes incluem pimentões vermelhos, laranjas e brócolis.

Vitamina D: Mantém os ossos fortes e é produzida quando a pele é exposta à luz solar, mas alimentos como fortificado, ovos e cogumelos ajudam na manutenção da vitamina.

Vitamina E: Te ajuda a manter uma circulação saudável. É encontrada em nozes, sementes e ovos.

Potássio: Ajuda a equilibrar a pressão sanguínea. Adicione bananas, feijão e abóbora à sua dieta.

Não esqueça do cálcio :

Embora haja algum debate sobre a quantidade de cálcio que as mulheres que amamentam devem consumir cálcio, é fundamental para manter ossos e dentes fortes. Certifique-se de comer em abundância produtos de baixo teor de gordura, mas ricos em cálcio como figos, feijão e ervilhas, ou folhas verdes.

Coma muito peixe :

Omega-3 e os ácidos graxos encontrados nos peixes e no óleo de peixe ajudam no desenvolvimento sensorial, cognitivo e motor da criança. O leite materno é rico em DHA, um tipo de ácido graxo ômega-3 que ajuda no crescimento do cérebro.

Recomendações são de 0,3-0,5 gramas de DHA por dia, e boas fontes incluem salmão, atum e nozes. Além disso, pode diminuir a incidência de depressão pós-parto.

fonte: Terra

veja também