Veja como fazer do banho comum, um banho para relaxar

Veja como fazer do banho comum, um banho para relaxar

Atualizado: Sexta-feira, 9 Setembro de 2011 as 1:13

O banho, muitas vezes é a primeira situação que vem à mente quando queremos relaxar, e os banhos terapêuticos têm a capacidade de renovar as energias.

Na antiguidade, era comum reis e rainhas tomarem banhos de imersão com ervas aromáticas devido às propriedades relaxantes, revigorantes e hidrantes; ou até mesmo com pétalas de rosas, como o famoso banho de leite e rosas que Cleóprata tomava para manter a beleza.

Atualmente este banho é tratado como terapia alternativa, pois proporciona benefícios como o combate ao estresse; revitalização do corpo agindo sobre a pele e os músculos; além de auxiliar nos tratamentos de artrite, artrose, luxações e torções.

O banho para desintoxicação e relaxamento do corpo, tradicional na cultural oriental, alivia dores provocadas pelo estresse do dia a dia e auxilia no tratamento da TPM.

Banhos terapêuticos

Você pode preparar um banho terapêutico na sua própria casa. Reserve um tempo livre, desligue o celular, coloque uma música agradável, escolha a erva terapêutica de sua preferência e relaxe, dedique-se somente a esse momento.

Você também pode optar pelo banho de ofurô, disponível em centros de estéticas ou spas. A banheira do ofurô é mais profunda que as banheiras ocidentais tradicionais, por isso a coluna do indivíduo fica totalmente submersa. Acredita-se que se a pessoa permanecer em posição fetal na hora do banho ocorre uma melhora no fluxo energético do corpo.

Este banho aumenta o metabolismo através da transpiração, o que favorece a eliminação das toxinas que causam cansaço físico e mental, dores e envelhecimento, pois a temperatura do corpo pode chegar a quase 40ºC.

Ervas terapêuticas e suas propriedades:

•Eucalipto: problemas respiratórios, reumatismo, insegurança

•Lavanda: stress, dores de cabeça e tensão muscular

•Alfazema: fadiga, circulação sanguínea

•Maracujá: calmante, relaxante

•Arruda: proteção espiritual, energia

•Erva-doce: problemas intestinais, cólicas, irritabilidade

•Chocolate: relaxamento promove o bem-estar, hidratante

•Rosas: inflamações, depressão

Banhos nos pés: a simplicidade que funciona

Nos pés estão localizados mais de 70 mil pontos nervosos e, segundo a Medicina Chinesa , o aquecimento desses pontos promove um relaxamento imediato e melhora o fluxo energético do corpo todo.

O dia a dia corrido, o uso demasiado de sapatos apertados ou de salto alto, resultam em pés e pernas cansados e doloridos. Você pode preparar uma receitinha caseira para aliviar as tensões é simples e eficiente.

É necessário esquentar água, colocar em uma bacia e deixar os pés descansando na água quente por no mínimo 20 minutos. Além disso, você pode incrementar o escalda pés acrescentando sais de banho, ervas e óleos vegetais, ou ainda, diluir arnica que ajuda a reduzir o inchaço dos pés.

veja também