Veja dicas para cuidar dos cabelos cacheados

Veja dicas para cuidar dos cabelos cacheados

Atualizado: Sexta-feira, 11 Março de 2011 as 10:04

Como algumas leitoras pediram, resolvemos fazer um post específico sobre cuidados com cabelos cacheados. Quem tem este tipo de cabelo tem que aproveitar e valorizá-los, deixando-os ainda mais charmosos.

O legal é que agora as mulheres estão assumindo os cabelos cacheados, deixando de lado as chapinhas e assumindo a naturalidade dos fios. Para isto, eles precisam de cuidados específicos, nada de usar qualquer produto e achar que o resultado será maravilhoso.

O hairstylist Pedro Paulo Marques e o cabeleireiro William Silva, do salão Pedro Paulo Cabeleireiros (RJ) nos dão algumas dicas valiosas para manter a beleza dos fios cacheados. Quem tem este tipo de cabelo tem muita personalidade e estilo, por isto é importante saber mantê-los.

1- Qual é a melhor maneira de lavar os cabelos cacheados?

William: O ideal é usar uma linha específica para cabelos cacheados, porque eles possuem em sua formulação ingredientes que irão ativar melhor os cachos, dando mais vida e movimento. Nos últimos 10 anos, surgiram muitas novidades nesse segmento do mercado, já que o Brasil é um país no qual prevalecem os cabelos cacheados. Sempre aplicar o shampoo e condicionador conforme especificação da marca de produto escolhida.

2- Como ressaltar os cachos?

William: Para dar mais vida aos cachos, além de shampoo e condicionador adequados, deve-se sempre utilizar um ativador de cachos que irá ajudar na ondulação dos fios. Para finalizá-los depois de lavados, desembarace-os com um pente largo, seque os fios suavemente para tirar o excesso de água e aplique o ativador de cachos, amassando os fios bem e modelando conforme a preferência. Quem gosta de usar difusor, deve escolher um ativador que ofereça também proteção térmica.

3- Como usar o secador e o difusor para obter o resultado desejado?

Pedro Paulo: Tenha sempre o cuidado de não aproximar demais o calor do jato quente do secador nos fios e no couro cabeludo. O uso do difusor ajuda a dividir o calor do secador de forma segura e uniforme. Para manter a estrutura dos cachos, use as mãos sobre os cabelos e seque-os amassando.

4- O babyliss é indicado para realçar os fios dos cabelos cacheados ou ele não oferece o toque natural necessário?

Pedro Paulo: Vai depender da espessura do babyliss e das mechas. Quanto mais largo o babyliss e maior quantidade dos fios nas mechas, mais largos ficarão os cachos. Se perceber que os cachos continuam muito marcados, massageie o cabelo todo com as mãos. Esse toque ajuda a soltar os fios, deixando-os mais naturais.

5- Há pessoas de cabelo ondulado que só penteiam os fios no banho, com pente. É uma boa alternativa para desembaraçá-los?

William: É uma boa opção, melhor ainda se o cabelo já estiver com o condicionador. Cuidado apenas na hora de secar os fios, para não perder todo o trabalho feito e embaraçá-los novamente.

6- Existe um corte ideal para quem tem cabelos cacheados?

Pedro Paulo: Não é todo tipo de corte que cai bem neste tipo de cabelo. Quem tem fios cacheados e não gosta de volume, não pode usá-los repicados ou desfiados demais, para não aumentar o volume. Porém, o corte correto vai depender do tipo do rosto. Se for redondo, vai precisar de volume no alto da cabeça; se for longilíneo, deve-se arredondá-lo com volume nas laterais. É neste momento que entra a técnica de visagismo. Já o corte das pontas deve ser feito mensalmente para manter a beleza.

7- Qual o corte mais indicado para quem não abre mão dos cachinhos, mas deseja mantê-los com pouco volume?

Pedro Paulo: Fios longos para pesar e baixar o volume e degradée nas pontas para dar movimento.

8- Há algum tipo de corte para os cabelos cacheados que está na moda neste momento?

Pedro Paulo: Após tanto tempo de “escravidão” dos lisos e a proibição do formol, os cachos já deviam estar de volta há muito tempo. Hoje, a liberdade é total. Com a volta dos cachos, ele se faz presente com cortes longos (tipo Taís Araújo) ou nos mais curtos (tipo Vanessa da Mata).

veja também