Verão sem poros abertos e pele brilhante

Verão sem poros abertos e pele brilhante

Atualizado: Sexta-feira, 12 Setembro de 2008 as 12

Verão sem poros abertos e pele brilhante

Sabe aquela situação de oleosidade mesmo após limparmos a pele? São os poros, os verdadeiros vilões da pele mista e oleosa. Segundo a dermatologista Luciane Scattone eles não são tão maus assim. "Os poros têm uma função muito importante para o nosso organismo. São eles que ajudam a manter a temperatura do corpo além de proteger e hidratar a pele", explica. Para quem possui pele mista ou oleosa ele é considerado um verdadeiro terror, já que dilatam e causam aquele "brilho" indesejado durante todo dia.

Diversas linhas de cosméticos já estão no mercado com o intuito de diminuir essa ocorrência, contraindo os poros e reduzindo a oleosidade. Mas antes de escolher um tratamento é importante consultar um profissional para analisar a verdadeira causa da oleosidade. "Muitas vezes o paciente pode ter outros problemas que ocasionam essa condição, como acne, dermatite seborréica, entre outras", afirma Scattone.

De acordo com a dermatologista o tratamento pode ser a base de peeling químicos, que com o decorrer do tempo já trazem a melhora da aparência dos poros, removendo as camadas superficiais da pele. "O ideal é um tratamento completo, que inclui limpeza, controle da oleosidade, uso de ácidos e laser", diz Dra. Luciane.

Para os cuidados do dia-a-dia pessoas com pele mista ou oleosa devem preferir sabonetes neutros, tônicos à base de mentol ou calêndula e protetor solar não-oleoso. Além disso, produtos derivados de Vitamina A ou ácido salicílico também são indicados para os tratamentos nesse tipo de pele.

veja também