Visagismo e Colorimetria são essenciais no processo de maquiagem de longa duração

Visagismo e Colorimetria são essenciais no processo de maquiagem de longa duração

Atualizado: Quinta-feira, 29 Janeiro de 2009 as 12

O visagismo e a colorimetria, duas técnicas muito utilizadas por cabeleireiros e maquiadores, têm movimentado o mercado da beleza. A linergista Lu Rodrigues, especialista em maquiagem de longa duração e proprietária da Lu Make Up, onde ministra cursos de micropigmentação, garante a eficiência dessas técnicas, que buscam harmozinar o rosto de cada indivíduo. Segundo Lu, através da geometria do rosto, é possível obter a melhor solução em colorações, cortes de cabelo e maquiagem.

Técnica considerada por especialistas como uma das mais completas para se chegar ao look ideal, o visagismo, consiste em criar uma imagem adequada à personalidade do indivíduo. Do francês, visage, que significa "rosto", a técnica é muito utilizada por maquiadores. Nos processos de micropigmentação, a técnica ajuda a delinear qual o desenho ideal da sobrancelha e dos lábios, e assim, consegue dar à sua maquiagem e ao rosto um toque diferenciado.

A colorimetria também não fica atrás e é muito importante no processo de micropigmentação. De acordo com Lu Rodrigues, é fundamental que o profissional conheça as cores das bases dos pigmentos utilizados. Assim, o profissional poderá realizar um trabalho de qualidade. Além disso, a linergista reforça a importância em saber qual a melanina do cliente, para que haja segurança, além de um resultado positivo, sem correr o risco da sobrancelha, por exemplo, ficar azul ou vermelha.

Nas maquiagens de longa duração que faz, Lu utiliza a técnica alemã, a qual apresenta um processo de cicatrização mais rápido que a americana, mais utilizada no Brasil.

Antes de iniciar o procedimento, a linergista faz com que sua cliente visualize como será o resultado final antes de dar início ao trabalho, com uma maquiagem tradicional, com as mesmas cores e traços que serão utilizados posteriormente. Segundo ela, somente dessa forma a cliente poderá avaliar se realmente quer fazer a maquiagem.

"Cada pessoa é única e tem sua beleza natural. O que fazemos é realçar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos para ter um resultado harmônico no conjunto total do rosto", finaliza Lu Rodrigues.

veja também