Visagismo facial harmoniza sobrancelhas e destaca olhar

Visagismo facial harmoniza sobrancelhas e destaca olhar

Atualizado: Quinta-feira, 30 Agosto de 2012 as 3:05

Sobrancelhas alinhadas e bem feitas são capazes de destacar o olhar e mudar a expressão facial. Para obter esses resultados - importantes principalmente na hora da make - é preciso recorrer ao visagismo facial, técnica que modela as sobrancelhas levando em consideração o formato de rosto.

O visagismo é um estudo completo da harmonia e valorização da imagem pessoal, e reforça que a forma correta da sobrancelha realça a beleza. “A técnica serve como uma fórmula matemática para destacar os pontos fortes do rosto”, explica Gisele Ferreira, esteticista da clínica homônima, de São Paulo. Assim, profissionais fazem o novo contorno com o auxilio de um instrumento chamado paquímetro, que define e deixa as medidas simétricas.

São três formas básicas para as arcadas: retas, curvas e arqueadas. O que as diferenciam são espessura, ângulo, cor e pelagem. “A espessura da sobrancelha define o grau de expressão, tornando o olhar harmonioso e o rosto esteticamente agradável”, diz Clarisse Givacheski, esteticista da Clínica Rigo, do Rio Grande do Sul.

Nos casos de falhas graves, é possível preencher com tintura, henna ou com recursos da maquiagem definitiva. O visagismo facial requer manutenção mensal, mas a mulher pode tirar os pelinhos rebeldes em casa, observando sempre o contorno e tentando preservá-lo.

Confira, a seguir, o modelo adequado das sobrancelhas de acordo com cada tipo de rosto.

Rosto coração: o ideal é harmonizar o visual com curvas, criando um formato de coração no rosto. A ponta do queixo serve como a ponta do coração e as sobrancelhas como a parte de cima. A opção são sobrancelhas curvas, pois suavizam a expressão, além de serem femininas e atraentes.

Rosto diamante: parte da face muito larga é a característica desse formato de rosto, por isso o ideal é afilar as sobrancelhas, suavizando os ângulos e respeitando os traços. O contorno indicado são as curvas, pois afinam e dão expressão ao rosto.

Rosto longo: a intenção do visagismo no rosto longo é fazê-lo parecer mais curto, sendo possível com sobrancelhas em forma de linhas horizontais. Outra opção para as mulheres que não gostam das arcadas muito retas é desenhar no formato achatado. São dois modelos diferentes, mas cumprem a mesma função.

Rosto oval: neste caso, o indicado são as sobrancelhas angulosas e levemente arqueadas.

Rosto quadrado: as sobrancelhas no rosto quadrado precisam ser mais leves, em forma arredondada para harmonizar o olhar e suavizar a feição. Os formatos quadrados são muito fortes e precisam desse equilíbrio.

Rosto redondo: são indicadas sobrancelhas no formato arqueado para quebrar o padrão. Faces muito redondas aparentam ser mais finas com o novo contorno

veja também