Vitaminas fazem o cabelo crescer

Vitaminas fazem o cabelo crescer

Atualizado: Sexta-feira, 15 Janeiro de 2010 as 12

O cabeleireiro Marco Antonio di Biaggi, do estúdio MG Hair, de São Paulo, é taxativo: entre 10 mulheres que entram em seu salão, ao menos sete sonham em ter um cabelão como o de Gisele Bündchen. Mesmo que garotas que adotam os curtinhos estejam na moda, como Mariana Ximenes, os fios longos ainda dominam o imaginário feminino.

Em entrevista, a terapeuta capilar Sheila Belloti afirma que o fio cresce, em média, um centímetro por mês. "O cabelo cresce a partir do bulbo capilar, no couro cabeludo. Qualquer agente externo que prejudique a saúde dessa região impede que o fio se desenvolva", alerta.

Uma dica para acelerar o crescimento das madeixas é ter um cardápio rico em vitaminas. As melhores opções são a vitamina A, presente no fígado, cenoura e leite; a C, que está em frutas cítricas; a E, presente no leite, abacate e ovo; a F, abundante nos óleos vegetais; e o zinco, que está em carnes.

Distúrbios hormonais também podem parar o crescimento dos fios. Por isso a necessidade de estar em dia com as consultas ao ginecologista e endocrinologista. Outro ponto fundamental: cuide da saúde dos seus fios. Cabelos quebradiços e com pontas duplas crescem de forma mais lenta, pois ficam mais fracos.

Também evite a água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo e deixa os fios muito oleosos, o que também inibe o crescimento. Por fim, deixe o cabelo respirar. Quando ele vive abafado em lenços, rabos ou coques, os fungos podem proliferar. Eles descamam o couro cabeludo, podem entupir os poros e impedir que novos fios capilares saiam.

veja também