Você é baixinha? Saiba como acertar na escolha do look

Você é baixinha? Saiba como acertar na escolha do look

Atualizado: Quinta-feira, 14 Outubro de 2010 as 10:42

Vamos combinar que baixinha significa, no Brasil, qualquer pessoa que meça menos de 1,60 m, certo? Isso posto, saiba que ser baixinha não precisa ser um drama na vida de uma mulher! Basta conhecer bem suas proporções, saber escolher o que lhe cai bem e tirar o máximo de vantagem dessa proporção. Por exemplo: mulher baixinha sempre parece mais jovem!

Vamos começar lembrando que cada corpo é um corpo e é preciso identificar o seu tipo para saber que partes devem ser realçadas e quais devem ser disfarçadas, embora alguns segredos devam ser levados em conta por todas as pessoas de baixa estatura:

Lenços soltos caindo em pontas na vertical, listras verticais e finas, roupas com cortes secos e looks monocromáticos alongam a silhueta. Já as cores contrastantes entre a parte de cima e a de baixo cortam o corpo ao meio e diminuem a altura. Fuja dos babados e laçarotes que podem infantilizar a produção. Não é porque você é pequena que deve investir em roupas de criança. Não há necessidade de usar sempre saltos altíssimos – nem mesmo plataformas que pesam e cortam a silhueta. Atenção ao escolher acessórios: não precisam ser pequenos, mas não devem "engolir" sua figura. Peças muito volumosas tendem a roubar alguns centímetros, especialmente bolsas. Baixinhas com peito grande parecem ainda menores. Trate de usar sempre uma cor mais escura nas partes de cima de sua produção. Coletes do tipo masculino de modelagem bem simples ficam ótimos para serem usados abertos sobre camisetas ou tops.

Gláucia e Paula mandaram suas dúvidas, vamos a elas:

Tenho 1,45 e peso 47kg, qual o comprimento ideal para um vestido? E a cintura, pode ser marcada em qualquer altura? Também não sei qual o melhor comprimento para as calças... (Gláucia)

Apesar de 47kg ser pouco, por causa da sua altura, você não deve ser tão magra. Como nós não sabemos como esse peso está distribuído, vamos a algumas linhas gerais: o ideal é usar a cintura abaixo do busto, que alonga sem marcar. Quanto ao comprimento, pessoas pequenas ficam muito bem de saias curtas e até mínis, mas essa medida vai depender das suas pernas - se estão em forma ou não. Na frente do espelho, veja qual comprimento, acima do joelho, fica melhor para você. Já para calça, a melhor opção é o modelo reto e prefira cores escuras caso o seu quadril resolva "aparecer".

Quais os vestidos mais adequados para usar no inverno, com botas, meias-calças e casacos? (Paula)

Olhe, o problema não é o vestido e sim a altura das botas e da cor da meia-calça. O comprimento ideal de botas (seja de salto ou sem) é a bem alta, perto dos joelhos ou a mais baixa, tipo ankle boot. Meia-calça escura, no mesmo tom da bota ajuda muito a alongar o look. O melhor casaco para essa produção seria um que ficasse próximo da barra da saia.

veja também