Você têm dúvidas sobre progressiva ?

Você têm dúvidas sobre progressiva ?

Atualizado: Quarta-feira, 3 Março de 2010 as 12

Conheça tudo sobre a técnica que deixa os cabelos mais lisos e saiba como evitar danos aos seus fios ou prejuízos à sua saúde

O que é a escova progressiva?

É um tratamento que muda a estrutura física dos fios. Por isso, alisa e diminui o volume.

É chamada de progressiva porque tem efeito gradual: a cada aplicação, o cabelo fica mais fino e menos cheio. O efeito é temporário e dura cerca de três meses se lavado de duas a três vezes por semana.

Toda progressiva tem formol?

Não. Após a descoberta de que o formol pode causar danos à saúde, muitas empresas desenvolveram substitutos. Alguns produtos levam apenas 0,2% da subatância, quantidade permitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Progressiva com formol pode causar danos à saúde?

O uso de formol acima do permitido pela Anvisa pode causar alergia, ardor na pelo e nos olhos, além de irritação das vias aéreas, como tosse e falta de ar.

É perigoso até para o cabeleireiro. "Quando inalado em excesso, o formol é capaz de provocar câncer de vias aéreas, como na boca, traqueia e faringe", explica o dermatologista Agnaldo Mirandez.

Escovas sem formol ou com 0,2% da substâncias alisam mesmo?

Sim. Alisam por causa de outras substâncias, a exemplo dos hidróxidos - como granidina - e dos tioglicolatos presentes na fórmula.

A durabilidade costuma ser menor - enquanto a progressiva antiga (com mais formol) durava até quatro meses, as novas, com 0,2% duram até três.

As sem formol também alisam, pois contêm outros componentes fixadores, como menthyls e propyls.

Qual a diferença entre escova inteligente, de chocolate, de maçã e outras?

Este é um assunto polêmico! De acordo com o dermatologista Ademir Jr., os nomes são apenas marketing das empresas.

Já o hair stylist André de Leone garante que há diferenças, sim, como no poder de hidratação ou na fragrância, além de características específicas de cada produto - quem faz a inteligente, por exemplo, pode lavar os fios logo após a aplicação.

Mas todas alisam gradualmente e podem ser feitas em cabelos que já contêm química: basta fazer o teste de mecha antes, inclusive na nuca, para ver se você não terá alergia ou quebra do fio.

Quem tem relaxamento ou alisamento pode fazer progressiva?

Sim. Segundo André de Leone, a escova progressiva pode ser feita em cabelos virgens, com coloração, descoloridos, com reflexos, luzes, relaxamento e alisamento - como a escova definitiva -, permanente e defrisagem térmica.

"Em cabelos com química ela funciona até melhor, já que são mais porosos e fazem o produto penetrar mais", diz o cabeleireiro. Mas se você tem henê nos fios, fique atenta. "Ele leva chumbo na composição, e o uso de mais uma química pode danificar os fios", alerta a dermatologista Bianca Maldaun. Ah, após qualquer processo, aguarde, no mínimo, dez dias antes de fazer uma nova química, como tintura ou descoloração.

A progressiva deixa os fios oleosos e provoca caspa?

Cabelo oleoso

Ao fazer a progressiva os fios ficam mais oleosos. Isso porque O produto deposita uma camada de queratina no cabelo que, enquanto hidrata, causa oleosidade. Para resolver, use xampus indicados por seu cabeleireiro.

Caspas

A progressiva não causa caspa, mas pode causar um efeito similar: a descamação do couro cabeludo por irritação. "Isso só acontece se aplicação for realizada de forma incorreta, ou seja, se o produto encostou no couro, sem respeitar o espaço de um dedo da raiz", alerta Bianca.

Por que o cabelo cai depois da progressiva?

O cabelo não cai por causa da escova progressiva. Diversos fatores são capazes de provocar queda. Claro que a fragilidade pelo excesso de química colabora, mas o problema se agrava se vier junto com estresse, falta de vitaminas e uma série de outros fatores. Se aparecerem estes sintomas, consulte seu dermatologista.

É pior fazer progressiva a cada três meses ou usar secador todo dia?

Não há prática melhor ou pior, pois o intervalo de retoque (geralmente de três meses) não causa agressão excessiva aos fios e os secadores modernos emitem íons, que protegem o cabelo. É importante usar protetor térmico nos dois casos, ok?

Quais cuidados precisam ser tomados depois da progressiva?

É essencial usar xampu sem sal, pois a sua fórmula prolonga o efeito liso. Já os com sal tendem a deixar os fios ressecados, além de reduzirem a duração da progressiva.

Para fazer a técnica durar mais, use também máscaras de hidratação para cabelos alisados.

veja também