1 em cada 3 crianças não toma 2ª dose da vacina contra gripe

1 em cada 3 crianças não toma 2ª dose da vacina contra gripe

Atualizado: Terça-feira, 12 Julho de 2011 as 11:26

Balanço da Secretaria da Saúde de São Paulo divulgado nesta segunda-feira aponta que 34,7% das crianças entre 6 meses e 2 anos ainda não receberam a segunda dose da vacina contra a gripe --portanto, não estão imunizadas.

O número corresponde a 266 mil crianças, que ainda precisam ser levadas aos postos de saúde para receber a dose. Desde o início da campanha, em 25 de abril, 767 mil crianças receberam a primeira dose, e apenas 501 mil retornaram aos postos para a segunda.

No Instituto de Infectologia Emílio Ribas, órgão ligado à secretaria, 64% das crianças vacinadas não voltaram à sala de vacina da unidade para receber a segunda dose da vacina.

"É muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças para tomar a segunda dose da vacina. Apenas desta forma os menores de dois anos estarão totalmente protegidos contra as complicações provocadas pela gripe", afirma Helena Sato, diretora de imunização da secretaria.

Este é o primeiro ano que as crianças participam da vacinação contra a gripe. Além delas, gestantes, idosos, profissionais de saúde e indígenas foram vacinados em todo o país. Para esses grupos, porém, apenas uma dose basta.

As doses da vacina também protegem contra a gripe A H1N1 --a gripe suína.

Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na capital paulista, as salas de vacina do Instituto Pasteur (av. Paulista, 393) e dos terminais rodoviários do Tietê e da Barra Funda funcionam das 8h às 20h, incluindo fins de semana e feriados.    

veja também