10 dicas para aproveitar o verão com saúde

10 dicas para aproveitar o verão com saúde

Atualizado: Sexta-feira, 8 Fevereiro de 2008 as 12

 As intoxicações alimentares são comuns nessa época do ano. Por isso, o cuidado com a higiene deve ser redobrado. Ao consumir bebidas em lata, lave bem as suas bordas ou use um canudinho;

   As frutas e vegetais também precisam ser bem lavados e os alimentos perecíveis devem ser conservados no refrigerador

   O calor aumenta as chances de deterioração dos alimentos. Como é de costume consumir muito peixe e frutos do mar nesta época, deve-se estar atento ao aspecto, cheiro, cor e, principalmente, à sua procedência;

   Os refrigerantes e bebidas alcoólicas devem ser evitados, pois, além de calóricos, possuem uma baixa capacidade de hidratação.

   O consumo de alimentos ricos em sal (enlatados, salgadinhos, petiscos, etc) deve ser controlado para evitar retenção de água, inchaço e aumento da pressão arterial;

   Evite consumir alimentos muito gordurosos, como feijoada, carnes gordas e frituras, pois eles dificultam a digestão e podem provocar mal estar. Dê preferência às carnes magras (peixes e aves), que devem ser grelhadas ou cozidas;

   Selecione cereais integrais como a fonte principal de açúcares, diminuindo o consumo de doces, macarrão e arroz para ter, assim, refeições mais leves e saudáveis;

   Saladas de folhas verdes, legumes, assim como frutas e produtos integrais (que contêm fibras), devem ser consumidos à vontade, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras;

   A ingestão de líquidos deve ser freqüente, especialmente água, sucos e chás, uma vez que é essencial nos dias de calor manter o organismo hidratado, repondo água e minerais perdidos no suor;

   Prefira os sorvetes menos calóricos e mais refrescantes, à base de água e polpa de frutas. FONTE:BELEZA ESTÉTICA

Postado por Nany de Castro

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