10 Dicas para melhorar as dores nas costas

10 Dicas para melhorar as dores nas costas

Atualizado: Segunda-feira, 8 Agosto de 2011 as 2:55

Você sente muita dor nas costas? Vive reclamando, mas não sabe o que fazer para amenizar a dor? Saiba que é possível corrigir a coluna e acabar com o desconforto através de simples mudanças nos hábitos diários.

  As   dores nas costas podem   ocorrer por diversos motivos, como: estresse físico, emocional, má postura, sedentarismo, obesidade, alterações das curvaturas da coluna, o envelhecimento, o crescimento acelerado, os distúrbios hereditários, atividades freqüentes como: agachar, levantar e carregar pesos também pode provocar as dores, explica Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisoterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética.

As dores não têm idade para aparecer. Podem acontecer tanto numa criança devido às mochilas, quanto nos adultos, por variados motivos e no idoso devido ao desgaste das estruturas que compõem a coluna. Para melhorar as dores nas costas, o fisioterapeuta elaborou 10 dicas para amenizar o desconforto.

  1- Alongue-se diariamente (os músculos mais flexíveis melhoram a postura e alivia as tensões musculares);

  2- Mantenha-se no peso ideal (o peso excessivo contribui para uma maior pressão nos discos vertebrais);   3- Sente-se corretamente (sempre alinhado com o eixo da cadeira. Use sempre cadeiras firmes, descanse os braços e mantenha os joelhos elevados);

4- Durma em uma posição confortável. O ideal é que você durma de lado, com um travesseiro entre as pernas e em uma posição que garanta que sua cabeça esteja alinhada com os ombros. Nunca durma de bruços;

5- Ao pegar um objeto no chão ou carregar peso, flexione sempre os joelhos, mantendo abdômen contraído;   6- Ao dirigir colocar o banco mais próximo do volante, ficando com os joelhos acima do quadril e as costas apoiada no encosto;

7- Evite dormir em colchão muito mole, o mais indicado é o semi-ortopédico;

8- Em qualquer trabalho ou atividade lembrar sempre de mudar de posição o mais frequentemente possível;

9- Fortaleça os músculos do abdômen e da coluna;

10- Faça atividade física regularmente, porém exercícios sem impacto e/ou sobrecarga articular.      

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