10 razões para você começar a praticar Triathlon

10 razões para você começar a praticar Triathlon

Atualizado: Terça-feira, 4 Agosto de 2009 as 12

O triathlon consiste em uma prova que junta trechos de natação, corrida e bike na mesma competição. Se você gosta de um treino mais forte e quer aproveitar para emagrecer, trabalhar o corpo e chegar ao verão em forma total, esta pode ser sua modalidade.

Para levantar o seu ânimo, convocamos especialistas da Confederação brasileira de Triathlon e o preparador físico Roberto Lemos, expert no esporte, para listar dez razões pelas quais vale a pena deixar a preguiça de lado e começar já o seu treino.

1. Queima muitas calorias não precisa nem participar das competições para sentir as dobrinhas indo embora. Só um treino de cerca de uma de duração pode queimar de 600 a mil calorias! As aulas devem ser no mínimo 3 vezes pode semana e incluir obrigatoriamente bike, natação e corrida, às vezes juntando modalidades em um só treino ou dando destaque a um deles por aula.

2. Combate a celulite e a flacidez enfrentar percursos de mais de 10km com bike e braçadas na piscina ou no mar, para os mais avançados, derretem as gorduras e melhoram a circulação. Os músculos são trabalhados quase no limite, deixando bumbum, pernas e braços muito bem torneados.

3. Você ganha resistência e saúde mesmo que no começo você não consiga correr nem 2km direto, é possível começar a treinar o triathlon. Basta ter o acompanhamento de um profissional especializado e ter força de vontade. Os resultados são rápidos e você ainda ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, sobrepeso e aumenta sua capacidade respiratória.

4. Ajuda a manter uma dieta equilibrada quando você entra no ritmo dos treinos, começa a perceber melhor o funcionamento do seu corpo, até porque vai aprender a hora certa de repor carboidratos e água durante os treinos longos e vai aprender na prática a importância das proteínas na recuperação muscular. A prática de esportes mais intensos ajuda a manter uma alimentação saudável, já que você entra em um círculo virtuoso: quanto melhor você come, melhor se sente e mais rende em seus treinos. E vice-versa.

5. É ótimo para conhecer pessoas a rotina puxada não é para qualquer um. Daí que a probabilidade de encontrar sempre as mesmas pessoas aumenta bastante. Bingo! Está montada a arena para uma série de interesses comuns. O papo que, normalmente, começa com a discussão das melhores estratégias e planilhas de treino pode muito bem evoluir para uma grande amizade ou até algo mais.

6. Deixa o corpo ótimo para o verão triathleta que se preze não tem medo de pôr o corpo à mostra. O trio de esportes trabalha pernas e bumbum (além de costas, braços e abdômen), carimbando um visual mais seco e durinho, perfeito para fazer bonito na praia quando o verão chegar.

7. Acaba com o estresse a prática de exercícios, especialmente os de mais intensidade, libera a endorfina, substância que traz uma sensação de prazer e bem estar ao organismo. Já imaginou ter um dia horrível, depois de brigar com o chefe e ter uma crise no namoro, e chegar em casa zen e sorridente? Pois esta é a experiência de muita gente que treina: depois de suar o top num treino os problemas parecem menores e até aquele enrosco sem solução ganha aparência de nota de rodapé na sua agenda.

8. Estimula a viajar quem começa a pedalar logo se interessa por locais bacanas onde dá para ir de bicicleta. Existem passeios e percursos maravilhosos em todo o Brasil, que podem valer como treino extra e ainda garantir um final de semana delicioso. Já a natação combina com praia e mar, ou seja, como praticante de triathlon é certeza que você vai aterrissar no litoral com muito mais freqüência.

9. Cancela um docinho claro que não dá para abusar, mas como os treinos de triathlon são bem puxados, seu gasto calórico vai aumentar bastante (e sua massa magra também). Ou seja, uma vez ou outra dá para comer aquele brigadeiro sem sentir que ele foi direto para o culote. Aliás... que culote?

10. Auto-confiança em alta quem passa a praticar um esporte com regularidade, acostuma-se a estabelecer metas e alcançá-las. O resultado é mais auto-confiança e capacidade de lidar com frustrações, imprevistos e dificuldades.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também