12 de maio - Dia mundial de combate da Fibromialgia

12 de maio - Dia mundial de combate da Fibromialgia

Atualizado: Quarta-feira, 12 Maio de 2010 as 9:08

Pessoas que sofrem de Fibromialgia costumam passar por vários caminhos até encontrar um alívio para as dores. Um tratamento muito eficaz para pacientes que sofrem desse distúrbio é a acupuntura.

A Fibromialgia é a síndrome crônica de dores em vários pontos do corpo, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. Alguns fatores como traumas emocionais ou físicos, estresse, alterações hormonais podem desencadear a doença e gerar essas dores que pode ser leve, moderada ou intensa dependendo da situação e momento de cada paciente. A doença é mais freqüente no sexo feminino, chegando até a 80% dos casos.

Outro incômodo para quem sofre da doença são as alterações de humor que podem ser constantes e resultar quadros de ansiedade e depressão. Além disso, pessoas com a doença podem sentir diminuição na capacidade de se concentrar e de executar tarefas comuns como fazer compras, ter uma vida social, e até mesmo uma boa noite de sono.

A Acupuntura tem sido muito usada como um tratamento inócuo e sem efeitos colaterais para a Fibromialgia. Sua eficácia no tratamento da dor é reconhecida por muitos médicos, pois a ação terapêutica age diretamente nos músculos cronicamente afetados. A sensação de alivio sentida pelos pacientes tem feito com que cada vez mais pessoas busquem a Acupuntura para o alívio das dores e do desconforto. A Acupuntura trata o corpo como um todo através do equilíbrio buscando o bem estar geral.

A Dra. Aparecida Enomoto, especialista no assunto, comenta que uma sessão semanal de 30 minutos é suficiente para os efeitos começarem a aparecer. O tratamento para quem sofre de Fibromialgia é constante, pois a doença ainda não tem cura, o mais importante é um tratamento eficaz para controlar os sintomas.  

Sobre a Dra. Aparecida Enomoto

A Dra Aparecida Enomoto, graduada em MTC - Medicina Tradicional Chinesa, com especialização em Acupuntura pela Universidade de Medicina Tradicional de Beijing e em fisioterapia, com especialização em UTI Respiratória no Brasil, coloca-se à disposição para colaborar em matérias e conceder entrevistas sobre suas especialidades.

veja também