15 minutos de exercícios diários já elevam qualidade de vida

15 minutos de exercícios diários já elevam qualidade de vida

Atualizado: Quarta-feira, 14 Setembro de 2011 as 12:55

Uma pesquisa publicada no jornal científico The Lancet indica que 15 minutos de exercícios por dia pode aumentar a expectativa de vida. Segundo o estudo, apenas o fato de começar a praticar uma atividade física pode diminuir em 14% as taxas de mortalidade, sendo que é possível reduzir ainda mais 4% do índice a cada 15 minutos acrescentados por dia.

Isso ocorre até completar um total de 100 minutos por dia, já que, após esse ponto, não foi notado acréscimo de benefícios nesse sentido. Foi observado também que não há diferença de efeito entre exercícios intensos realizados em pouco tempo e atividades de baixa intensidade praticadas por um período maior.

Outro estudo, da National Health Research Institutes, de Zhunan, no Taiwan, envolveu mais de 400 mil pessoas analisadas entre 1996 e 2008. Eles foram questionados a respeito de sua atividade física de lazer semanal e classificados em cinco categorias que levavam em consideração a intensidade e a duração do exercício.

Os indivíduos que praticaram cerca de 15 minutos de esporte por dia tiveram benefícios na saúde mais significativos do que os inativos.

veja também