16% dos universitários americanos sofrem de anorexia alcoólica

16% dos universitários americanos sofrem de anorexia alcoólica

Atualizado: Sexta-feira, 21 Outubro de 2011 as 2:29

A drunkorexia, ou anorexia alcoólica, consiste basicamente em comer pouco e beber muito. O objetivo é pular refeições para controlar o consumo de calorias e substituir a alimentação por álcool. Um estudo da Universidade de Missouri, nos EUA, descobriu que 16% dos universitários americanos adotam a prática, e que ela pode trazer sérias conseqüências no futuro. 

Os jovens que querem perder peso se interessam pela drunkorexia porque podem beber mais, já que estão comendo menos, e assim ficam ainda bêbados com mais rapidez. E como o álcool induz ao vômito, esses adolescentes costumam vomitar a bebida que consomem – o que causa a perda de peso desejada. 

Mas privar o cérebro da nutrição adequada e, ao mesmo tempo, consumir grandes quantidades de álcool pode ser perigoso, diz a pesquisa. A prática pode causar problemas cognitivos de curto e longo prazo, incluindo dificuldades em se concentrar, estudar e tomar decisões. Intoxicação alcoólica e doenças crônicas no futuro também são possíveis.

Foto: Getty Images

O estudo afirmou ainda que o risco de problemas de saúde é ainda maior entre as mulheres – as mais preocupadas com a forma –, já que elas metabolizam o álcool diferente dos homens. Isso significa que o sexo feminino pode ficar doente e sofrer danos em órgãos vitais ainda mais cedo que o masculino. 

veja também