18% dos homens com câncer assumem abusar do álcool

18% dos homens com câncer assumem abusar do álcool

Atualizado: Sexta-feira, 5 Agosto de 2011 as 8:39

Um levantamento feito pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) mostrou que 18% dos homens com câncer assumem o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, segundo informa a Secretaria de Estado da Saúde.

Dos 2,8 mil pacientes do Icesp que admitiram a postura, 36% desenvolveram tumores na região da boca e garganta. De acordo com o diretor da instituição, Paulo Hoff, o hábito pode contribuir para a evolução da doença. "O consumo exagerado de álcool eleva as chances de desenvolver câncer de boca, laringe, esôfago, pâncreas e fígado. Além disso, pode aumentar o efeito carcinogênico de outras substâncias, principalmente o tabaco."

A pesquisa mostrou também que a postura está mais ligada ao sexo masculino do que ao feminino: apenas 4% das mulheres questionadas assumiram o hábito do alcoolismo.

Contra o câncer na região da cabeça e pescoço, a Secretaria da Saúde alerta para a importância do autoexame na boca em busca de caroços, ferimentos e manchas brancas, bem como a visita periódica ao dentista, que pode identificar com mais facilidade este tipo de problema.

Evitar o excesso de álcool e cigarro e manter uma alimentação saudável também são medidas simples no combate à doença.

A pesquisa ouviu 12,5 mil homens e 13,6 mil mulheres, atendidos entre agosto de 2008 e fevereiro de 2011 pelo Icesp.

veja também