20 atitudes para uma alimentação saudável

20 atitudes para uma alimentação saudável

Atualizado: Quarta-feira, 18 Junho de 2008 as 12

Se, mesmo depois de várias dietas e restrições alimentares, você ainda está insatisfeito em relação ao seu pouco peso ou excesso dele, nada melhor do que esquecer tudo e iniciar um equilíbrio alimentar. Quem faz a recomendação é a nutricionista Lidiane Costa. "As altas restrições alimentares não são boas para o organismo. Isso não irá ajudá-lo a eliminar peso com saúde e muito menos irá auxiliá-lo no período de manutenção", declara.

Abaixo, veja as dicas da especialista para uma alimentação saudável:

1- Evite dietas "milagrosas", as quais impõem uma grande eliminação de peso em um curto período;

2- Não programe uma alimentação fundamental em apenas um tipo de alimento ou nutriente;

3- Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, cinco refeições por dia;

4- Pequenos lanches, entre as refeições principais, evitam a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente;

5- Não "belisque" entre as refeições;

6- Esqueça os salgadinhos e biscoitos recheados;

7- Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, biscoito integral (coma no máximo três unidades);

8- Frutas e iogurtes lights são ótimos lanches;

9- Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou uma unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombons no final do dia;

10- Sempre inicie as refeições com um prato de salada;

11- Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão;

12- Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho. Quatro queijos, branco e bolonhesa são muito mais calóricos, quando comparado ao molho ao sugo;

13- Procure não beber refrigerantes, mesmo os diets e lights;

14- Evite beber água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago, dando uma fala sensação de saciedade;

15- Não repita a refeição;

16- Bebidas energéticas devem ser evitadas, pois são calóricas. Para àqueles que não são atletas, a água ainda é o melhor hidratante;

17- Prefira sucos naturais;

18- Utilize adoçantes nos sucos e nos cafezinhos;

19- Beba, no máximo, quatro xícaras pequenas de café por dia.

20- Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5l ou oito copos.

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