40% dos tumores podem ser prevenidos

40% dos tumores podem ser prevenidos

Atualizado: Sexta-feira, 9 Dezembro de 2011 as 11:15

Quase metade dos tumores - 45% dos masculinos e 40% nas mulheres - são causados pelo estilo de vida e poderiam ser prevenidos, diz um novo estudo publicado The British Journal of Câncer.

A pesquisa, a mais completa feito até hoje no Reino Unido, conclui que mais de 100 mil dos tumores diagnosticados a cada ano no país são causados por quatro fatores relacionados ao estilo de vida: fumo, má alimentação, álcool e excesso de peso.

Segundo o artigo, que levou em conta 14 fatores ambientais e de estilo de vida, o fumo é o elemento mais determinante na hora de desenvolver um tumor - entre os mais frequentes relacionados ao tabagismo estão pulmão, bexiga, rins, pâncreas e colo de útero.

Além disso, entre os homens, 6% dos casos de câncer tinham relação com falta de frutas e verduras na dieta, 4,6% com o álcool e 4,1% com a obesidade.

Ainda segundo a pesquisa, 3,7% dos tumores diagnosticados em homens têm relação direta com a exposição à radiação ultravioleta.

Nas mulheres, 7% dos diagnósticos estavam relacionados ao excesso de peso, 3,7% a infecções e 3,6% aos raios UV. A falta de frutas e verduras na dieta foi determinante em 3,4% dos tumores nas mulheres.

veja também