50 cidades podem sofrer surtos de dengue

50 cidades podem sofrer surtos de dengue

Atualizado: Terça-feira, 6 Dezembro de 2011 as 9:36

Cerca de 50 cidades do Brasil podem sofrer surtos de dengue durante o verão e outras 236 estão em "alerta" por essa mesma causa, segundo um relatório apresentado nesta segunda-feira pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "Será necessário trabalhar muito nas próximas semanas, pois se não for feito nada agora, a tendência indica que haverá uma infecção maior nos próximos meses", disse Padilha em entrevista coletiva.  

O ministro advertiu que as elevadas temperaturas e as chuvas que caracterizam o verão, que começará em 21 de dezembro, criam um ambiente propício para o desenvolvimento do mosquito da dengue. Na lista de 48 cidades consideradas em "situação de risco" figuram Salvador, Recife, Belém, São Luís e Aracajú, todas capitais que nos meses do verão costumam receber milhares de turistas.  

As demais localidades em "risco" ou em "alerta" ficam em 16 dos 27 estados do país e, por isso, o risco de disseminação da doença caso não sejam feitos os controles adequados nos possíveis focos "é muito grande", alertou o ministro.  

Na mesma entrevista coletiva, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que as medidas que devem ser adotadas para combater o mosquito "Aedes aegypti" são simples e estão diretamente vinculadas à higiene pública. "Não é preciso comprar nada nem dispor de tecnologia. São coisas singelas que toda família pode fazer, como evitar que se acumulem o lixo e a água de chuvas", indicou.  

De acordo com o último balanço divulgado pelas autoridades, 310 pessoas morreram no Brasil por causa da dengue durante o primeiro semestre deste ano, o que representou uma redução de 44% com relação ao mesmo período de 2010.

veja também