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Saúde

6 dicas mostram que grávidas também podem malhar

Profissional explica os benefícios de fazer atividades físicas durante a gestação.

Fonte: GuiameAtualizado: quarta-feira, 30 de março de 2016 12:27
Grávida, Jaque Khury faz musculação e exercícios para melhorar postura. (Foto: Junior Lago/UOL)
Grávida, Jaque Khury faz musculação e exercícios para melhorar postura. (Foto: Junior Lago/UOL)

Muitas mães podem não saber, mas é possível realizar atividades físicas durante o período de gestação e contribuir ainda mais com a saúde do bebê.

A fim de esclarecer as dúvidas mais comuns nesse período, a personal gestante Roberta Gabriel separou algumas dicas para que as mães possam manter os exercícios em dia, com saúde.

“O personal gestante é um educador físico especializado em planejamento de exercícios para gestantes e puérperas, que são as mulheres que deram à luz há pouco tempo. A verdade é que as pessoas têm medo de mulher grávida, por conta dos problemas que podem acontecer no meio do caminho. Por isso é legal ter alguém por perto que seja dedicado ao assunto”, Roberta Gabriel.

1. Os exercícios

Assim como uma dieta, os exercícios são indicados de acordo com cada corpo e necessidades individuais.

“Os treinos das mulheres grávidas estão longe de ser uma adaptação de atividades normais com a carga reduzida. Eles têm que ser controlados, sem impacto e que visa o aumento do tônus das musculaturas afetadas na gravidez e no parto, como assoalho pélvico, costas e abdômen”, indica a profissional.

2. Os benefícios

“Manter o corpo ativo ajuda ainda a amenizar os desconfortos que a gravidez naturalmente traz como dor nas costas e inchaço, é importantíssimo para lidar melhor com a onda de hormônios e controla o surgimento de doenças próprias da gestação como a diabetes gestacional e a hipertensão. Melhora também a autoestima e a qualidade do sono, aumenta a sensação de bem-estar e atua efetivamente no controle do ganho de peso”, diz Roberta.

Praticar exercícios durante o período gestacional prepara o corpo para o momento do parto, principalmente em casos de parto normal, auxiliando na elasticidade, bem como o processo pós-nascimento do bebê.

3. Cuidando do futuro do bebê

De acordo com Roberta Gabriel, diversos estudos comprovam que os benefícios da atividade regular da mãe chegam ao feto. Dentre elas o aumento de oxigenação e a melhora do fluxo de sangue que ajudam na melhor formação dos órgãos. Há ainda menores chances de gerar um filho obeso e com diabetes.

4. Atenção aos limites!

Tudo que é feito com exagero, traz maus resultados + Na malhação não é diferente. A profissional explica que é preciso manter um cuidado redobrado no período da gestação.

Primeiramente, atenção as articulações. “Durante a gravidez, o corpo produz um hormônio chamado relaxina. Ele deixa os ligamentos mais frouxos e a chance de torcer pés, tornozelos e punhos aumentam bastante. Além do desconforto da dor e da demora na recuperação, a queda pode machucar a barriga”, explica Roberta.

Em segundo lugar, praticar a respiração de maneira correta. Ficar ofegante é ruim para a saúde do bebê. Quando a gestante sente dificuldade ao realizar um exercício, automaticamente o feto sente essa redução de circulação de oxigênio, o que pode fazer mal a ele. O mesmo raciocínio se aplica à frequência cardíaca, que não deve passar de 140 batimentos por minuto, segundo a profissional.

5. Frequência de exercícios

Segundo os especialistas, as gestantes podem se exercitar diariamente por, no mínimo, 30 minutos a partir do começo da gravidez, até o dia do parto.

“A intensidade e o tipo de movimentos deve ser adequado para cada mãe, mas alguns cuidados servem para todas. As abdominais convencionais de academia, por exemplo, são abolidas porque aumentam a pressão na região e podem desencadear um trabalho de parto prematuro. No lugar, entram esforços adaptados”, explica Roberta.

Vale lembrar também que é sempre melhor treinar em períodos de temperaturas mais amenas.

6. O que pode e o que não pode?

Atualmente, as mamães não frequentam apenas as aulas de hidroginástica, e tem investido em outros tipos de exercícios físicos.

De acordo com a personal gestante, “apesar da natação, pilates e caminhada serem as mais populares e recomendadas, as futuras mães estão liberadas para quase todas as modalidades, desde que seja recomendada pelo obstetra. Musculação, alongamentos, ioga, ginástica funcional e exercícios aeróbicos são todos bem-vindos”.

No entanto, algumas atividades como vôlei e futebol, lutas em geral, surfe, stand up paddle, ciclismo, escalada ou qualquer outro que tenha risco de queda são estritamente proibidas.

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