A bactéria letal dos vegetais, o Brasil deve se preocupar?

A bactéria letal dos vegetais, o Brasil deve se preocupar?

Atualizado: Quinta-feira, 16 Junho de 2011 as 10:06

O Instituto de Genômica de Pequim, o maior centro do mundo de seqüenciamento de DNA, encontrou a estirpe da bactéria E. Coli que tornou resistente aos principais classes de antibióticos, incluindo sulfonamidas, penicilina e estreptomicina. A E. coli que está se espalhando pela Europa é uma nova cepa de bactérias que é altamente infecciosa e tóxica. Isso ajudou a explicar por que os médicos na Europa tiveram dificuldades na luta contra bactéria, que já matou 18 pessoas e infectou cerca de 2.000. A E. coli ataca os rins e pode causar convulsões, derrames e coma.

A origem do surto é desconhecida, mas os cientistas dizem que é altamente provável ter-se originado em vegetais contaminados na Alemanha. O conselho não vai hesitar de banir todos os legumes de todos os países europeus, se necessário

Segundo o Ministério da Agricultura, que fiscaliza a importação de verduras e legumes, o Brasil não importa nenhum dos alimentos tidos no início como prováveis fontes da contaminação

Não há motivos para os brasileiros se preocuparem com o surto da bactéria E. coli que atinge a Alemanha e vários outros países da Europa, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil (Anvisa). Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a agência afirmou que não irá tomar nenhuma medida restritiva e que apenas continuará atenta à evolução dos casos na Europa.

A agência pediu aos brasileiros que vão para a Alemanha para evitar o consumo de vegetais crus, especialmente pepinos, alfaces e tomates, pelo menos até que a origem do surto seja confirmada.    

veja também